Porque o bebê olha tanto pra mãe?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Então, saiba que esta é uma grande demonstração de amor! Seu bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela. Além disso, saiba que nos primeiros dois meses de vida, o bebê não enxerga bem e consegue ter apenas uma noção de claro e escuro.

Os risos ou sorrisos sociais, são quando o bebê sorri porque quer, de fato, se comunicar com você, ao invés de apenas imitar a sua expressão ou começar a desenvolver essa habilidade. Apesar da falta de riso ser um dos sinais de autismo em bebês, isso não significa que pequenos que não dão risadas têm TEA.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Os movimentos mais estereotipados, como balançar e girar os dedos, agitar as mãos ou a cabeça podem estar presentes. Além disso, o autista tem os sentidos afetados e reações perceptíveis a sons, luzes, toques e até texturas, o que interfere na troca do leite pelos primeiros alimentos sólidos.

CONCLUSÕES: com base nos critérios utilizados neste estudo, entre quatro e cinco meses as crianças já são capazes de reconhecer seu próprio nome. A audição é uma importante via sensorial para o desenvolvimento humano, principalmente relacionada ao desenvolvimento da linguagem, da fala e dos aspectos psicossociais.

Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque. Estudos mostram, por exemplo, que o bebê é capaz de identificar o odor materno desde o sexto dia.

Logo após o parto o bebê já consegue reconhecer a mãe pelo cheiro. De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Communicative & Integrative Biology o cheiro da mãe é um dos primeiros fatores que faz o pequeno diferenciar a mãe de outros adultos logo após o parto.

Sete horas após o nascimento, o bebê demonstra um interesse notável no rosto de sua mãe e parece imitar as expressões faciais dos seus cuidadores. Entre 6-10 semanas, o bebê começa a dirigir o olhar mais intencionalmente, olhando diretamente para seus pais ou cuidadores e sustentando o olhar com os olhos bem abertos.

Algumas formas de detectar se o que está ocorrendo com o bebê é, realmente, uma dor de cabeça, são:

  1. olhos semicerrados (apertados)
  2. músculos retraídos.
  3. choro exagerado.
  4. movimentação dos braços e das pernas.
  5. irritação sem motivo.
  6. parar de realizar as atividades que está habituado.

A partir dos dois meses de idade, os bebês começam a focalizar melhor, sua gama de cores aumenta e passam a enxergar objetos localizados a até 50 cm de distância. Além disso, a coordenação do movimento ocular melhora significativamente, o que permite que eles consigam seguir um objeto com o olhar.

Segundo os cientistas, esses movimentos promovem o desenvolvimento do sistema sensório-motor, que inclui a coordenação mão-olho, atrelado ao controle corporal do bebê.

7 sinais de que seu filho ama você

  1. O recém-nascido encara você
  2. O bebê pensa em você mesmo quando não está na sua presença.
  3. Seu filho faz cada birra.
  4. A criança corre para seus braços ao se machucar.
  5. Você recebe presentes.
  6. Seu filho espera aprovação.
  7. Quando cresce, ele conta segredos para você

Afinal, como saber se o olho do bebê vai ficar claro? De acordo com os pediatras, a maioria dos bebês terá os olhos claros até cerca de seis meses de idade. Pois, nesse estágio, a produção de melanina na íris deve estar completa e a cor dos olhos deve permanecer relativamente estável.

Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, por volta dos 6 meses de vida, todos os bebês começam a apresentar alguns sinais que indicam a angústia da separação. Na grande maioria das vezes essa fase pode acabar coincidindo com o fim da licença maternidade e necessidade da mãe de retornar ao trabalho.

Como estimular o contato com o bebê
Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Visão nos primeiros meses de vida dos bebês
Nos primeiros meses de vida, o recém-nascido ainda não tem a capacidade de enxergar muito além dos 20 ou 30 centímetros de distância entre os seus olhos e qualquer objeto. Por esse motivo, bebês só reconhecem o rosto da mãe ou do pai quando estão muito próximos a eles.

Você percebe que o bebê está feliz porque eles fazem aquele barulhinho que parece o de uma pomba – pruuu. Quando o bebê está descontente, você vai perceber porque eles soltam gemidos, às vezes bem altos. Se você estiver prestando atenção, vai perceber que o choro do bebê soa diferente, de acordo com o que ele quer.