Porque o bebê não deve dormir com os pais?

Perguntado por: esales2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Estudos mostram que estar no mesmo ambiente que os pais aumenta a probabilidade de perceber e socorrer a criança se algo acontecer enquanto ela está dormindo. Por outro lado, dormir na mesma cama aumenta o risco de acidentes e morte.

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, é benéfico para os bebés dormir no quarto dos pais até aos seis meses de idade, sendo que partilhar o quarto com os pais jamais significa dormir na mesma cama. Neste sentido, a partir dos 6 meses, é aconselhável que a criança durma no seu quarto.

Dormir implica na transição entre estar acompanhado–estar desacompanhado. Portanto, para que o adormecer e o despertar sejam vividos com tranquilidade, garantindo inclusive a saúde emocional de toda a família, é preciso ajudar a criança na transição do estado de vigília para o sono, de estar acompanhada para estar só.

Onde dormir
A orientação da SBP é para que os bebês durmam em seu próprio berço, e não na cama dos pais. O colchão deve ser firme e bem adaptado ao berço, coberto por um lençol. Se o colchão for mole, o bebê pode afundar e seu rosto ficar encoberto, prejudicando a respiração.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa?

No começo, seu bebê dorme bastante
Um grupo de cientistas descobriu que os bebês na barriga da mãe dormem ou ficam ociosos na maior parte do tempo. Isso foi comprovado por meio dos movimentos dos olhos e dos músculos, os quais revelaram duas das atividades do bebê.

Os tribunais têm decido que a pernoite na residência paterna se inicie a partir dos 02 ou 03 anos de idade, no entanto, não é uma regra, devendo ser analisado cada caso, e, bem como, que seja feita a devida adaptação da criança no ambiente residencial paterno, sem que haja quaisquer transtornos ou traumas para o filho.

A Academia Americana de Pediatria sugere que os pais durmam no mesmo quarto que os filhos durante o primeiro ano de vida ou por pelo menos seis meses.

Por volta dos 8 ou 9 meses de idade o bebê já pode começar a dormir no berço, sem precisar ficar no colo para pegar no sono.

Durma mais. Quando o bebê é novinho, você acorda a cada 2 ou 3 horas para amamentar. Passada essa fase, as noites começam a “durar” um pouco mais. Mesmo assim, as chances de precisar acordar durante a madrugada ou ser acordada bem cedo para brincar são grandes.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”, explica ela. Outra justificativa para esta resposta tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono.

Também chamada de morte do berço, por definição, a SMSI é a morte repentina de uma criança com menos de 12 meses sem causa aparente. Mesmo após investigação do caso, não se encontra quadro clínico de doença ou possíveis causas para explicar o óbito.

Mal saiu da barriga da mamãe e o bebê já consegue ver os pais: mas a sua visão é desfocada, só vê bem os objetos que estão próximos (a uma distância de 30 a 50 cm). As cores estão limitadas às tonalidades de cinza. Após algum tempo, o bebê consegue focar a visão e reconhecer a mãe!

Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo.