Porque o bebê morde e belisca?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

1Morder, beliscar e puxar o cabelo são parte do desenvolvimento normal da criança. 2Para bebês, morder pode ser consequência do início da dentição. 3Já as crianças maiores mordem para experimentar e explorar o meio ambiente. 4Também, o bebê mordendo pode estar irritado, chateado ou com dor.

De acordo com um estudo feito, responder a uma experiência positiva (uma criança fofa) com uma emoção negativa (vontade de apertar ou morder) é uma forma que o cérebro humano tem de regular as emoções diante de situações que mexem com o nível dos sentimentos.

Os pais das crianças com este tipo de comportamento devem evitar as brincadeiras que expressem carinho mostrando os dentes e fingindo morder. Os filhos imitam a brincadeira, porque é prazerosa, e acabam transferindo para os colegas o que aprendeu. Porém, elas não sabem fingir a mordida e provocam marcas e dor.

O melhor é não bater. Jamais. Há outros métodos eficazes que podem ser utilizados. Um deles é falar com energia, solidez, segurança e objetividade.

7 dicas de como estimular o bebê a falar

  1. Dialogar sempre. Conversar com os bebês requer dos pais atenção e presença desde a gestação. ...
  2. Aprender brincando. ...
  3. Fazer caretas. ...
  4. Nomear os objetos. ...
  5. Cantar e ouvir músicas. ...
  6. Imitar onomatopeias. ...
  7. Ler e contar histórias.

Deste modo, é normal uma criança de 1 ano fazer birra, mas é necessário saber lidar da melhor forma com isso, tanto para não se estressar, visto os desafios que a maternidade traz, e também para educação da criança.

Morder o seio da mãe ou o bico da mamadeira e chupeta são comportamentos bem comuns e saudáveis até. O bebê se relaciona com o mundo primeiro pela boca. Em alguns casos pode ser até demonstração de carinho. O problema é que, às vezes, essa característica está ligada à agressividade.

Embora os primeiros dentes só surjam por volta dos 6 meses de idade, um mordedor para bebê de 3 meses pode ser útil, pois existem crianças que têm esse processo adiantado, e o incômodo pré-dentição começa a partir do primeiro trimestre. Ou seja, é o período ideal para introduzir o brinquedo.

Mordida é assunto conhecido em muitos lares e escolas de educação infantil. É uma fase correspondente ao desenvolvimento infantil mais comum entre 2/3 anos de idade, fase esta já descrita por Freud como fase oral do desenvolvimento da personalidade. Nesse período a criança passa a descobrir o mundo por meio da boca.

Faça uma afirmação firme e clara: “sem morder”, “morder dói”, “não morder”. Em seguida desvie a atenção para a criança que foi mordida e demonstre preocupação e simpatia. Estas ações também ensinam empatia e reforçam que morder não resultará em maior atenção.

Sinal de fome e de estresse
Os pequenos utilizam os gestos como parte de sua comunicação diária, para transmitir seus sentimentos. Após os 2 meses, quando o bebê já começa a relaxar a palma das mãos, vê-lo com os punhos cerrados pode ser sinal de fome.

Quando um bebê está com a mão na boca, pode ser sinal de fome. Muitas vezes os bebês colocam a mão na boca para indicar que estão com fome e precisam ser alimentados. Outras vezes, o gesto pode significar que o bebê está sentindo dor ou inchaço na gengiva devido ao crescimento dos dentes.

Porém as luvas devem ser evitadas ao máximo, pois prejudicam no desenvolvimento do bebê. Encher o bebê com roupas, cobertores e luvas também pode ser perigoso. O excesso de calor pode irritar o bebê e até aumentar o risco de morte súbita.

18 meses de idade

De forma geral, os bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas, como “mamãe” e “papai”, antes do primeiro ano de vida. E a maioria já consegue ter um pequeno vocabulário, composto por até 20 palavras, aos 18 meses de idade.

OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO DA FALA

  1. Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais.
  2. Não tentar imitar sons ou palavras.
  3. Preferir gestos do que a voz para se comunicar.