Porque o bebê mama fazendo barulho?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 6 votos

Se o bebê faz barulho ao mamar, isso indica que ele está engolindo ar, que pode fazer com que ele regurgite e tenha cólicas. O barulho pode indicar também que o bebê está sugando a própria língua, outras vezes indica que o lábio inferior está atrapalhando.

Esse ruído vem da vibração da respiração do fundo da boca do Bebê. Isso, por vezes, pode ser também ser confundido com um resfriado. Mas, fique tranquila que é normal.

Um excesso de gases no intestino é mais provável que seja proveniente da digestão que do ar deglutido. Quando o bebê não mama corretamente, porque está com a pega errada ou tem outra dificuldade, é possível que tome muita lactose e pouca gordura e a sobrecarga de lactose pode produzir um excesso de gases.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Se o seu bebê faz muita força, fica vermelho, chora muito, geme e mesmo com as fezes amolecidas demora até 20 minutos para conseguir evacuar, isso pode indicar a presença da disquesia. Muitas vezes a disquesia pode se confundir com as cólicas tão comuns nessa fase.

Sinais de uma boa pega
Sempre que amamentar o bebê, verifique se: o queixo está encostando na mama e se ele consegue respirar pelo nariz. a boca está bem aberta e ele abocanha a aréola (não só o mamilo) a pega da mama não dói.

- O rosto do bebê deve estar virado para a mama, com a boca o mais aberta possível. - Os lábios dele devem estar virados para fora e o queixo, encostando na mama (isso indica que o bebê está conseguindo movimentar a língua de forma a fazer a extração correta do leite).

Todos os bebés são diferentes, mas todos bebem o que precisam. Alguns podem passar muito bem com 500 ml por dia, outros bebem até 1356 ml por dia!

Se faz algum barulho, algo está errado. Pode até não ser grave, mas não é normal. Para os bebês recém-nascidos, vale a mesma regra. Depois que saem da sala de parto e passam pelos cuidados básicos de pós-parto (aspiração das secreções presentes ao nascimento), sua respiração deve ser silenciosa.

Feijão, brócolis, couve-flor, repolho e batata doce, entre outros, são alimentos que provocam gases intestinais e, por isso, não devem ser consumidos todos de uma única vez. “Se eles provocam gases nas mães, é bem possível que o bebê também os tenha após mamar”, alerta Marcelo.

A amamentação pode dar sede, por isso é importante se manter bem hidratada. Qualquer pessoa deve ingerir de seis a oito copos de líquido por dia – e mais ainda quando amamenta. Como regra geral, beba um copo de água, leite ou suco de frutas sem açúcar sempre que estiver amamentando.

Sinais de que o bebé está muito estimulado:

  1. Afasta a cabeça.
  2. Parece aborrecido ou cansado (agitado, a bocejar).
  3. Chora sem parar.
  4. Adormece inesperadamente.
  5. Balança os braços, dá pontapés, cerra os punhos.

Como saber se o bebê está em efeito vulcânico?

  1. Muito bocejo;
  2. Esfregar os olhos com frequência;
  3. Se irritar com facilidade;
  4. Choro recorrente;
  5. Falta de concentração durante as brincadeiras;
  6. Necessidade de sempre estar com chupeta, mamadeira ou naninha.

Ejeção do leite:
Passagem do leite do lúmen alveolar para o sistema de ductos, até ductos maiores e ampola, culminando na liberação do leite pelos mamilos. Nesse momento, além da sucção induzir a produção de prolactina, ela também induz a ocitocina para a ejeção do leite.

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  • Barriga mais durinha e globosa;
  • Mãozinhas fechadas;
  • Rosto avermelhado;
  • Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  • O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.