Porque o bebê mama e depois vomita?

Perguntado por: aourique9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

No caminho digestivo, ainda pode haver leite indo em direção ao esôfago, ao mesmo tempo em que o ar tende a subir. Dessa forma, o bebê pode acabar vomitando após amamentar.

A criança deve ser observada pelo médico assistente quando: Apresentar sonolência e/ou prostração extremas. Não se mexer ou não conseguir estar de pé Vomitar persistentemente não conseguindo manter líquidos.

A regurgitação ocorre quando a fórmula láctea ou o leite materno que o bebê acabou de consumir volta e sai pela boca ou pelo nariz do bebê. Esse líquido costuma sair suavemente, não violentamente como é o caso do vômito. A regurgitação é algo normal em bebês.

Conforme o bebê deglute (engole) na alimentação, é natural que ele também capte ar, em vez de somente leite. Isso, provavelmente, causará um problema de gases. Assim, logo depois de amamentar, costuma-se dar tapinhas leves nas costas do bebê, com o objetivo de liberar o ar preso no esôfago.

Como saber se o meu leite está a ser suficiente para alimentar o meu bebé?

  1. O bebé mama várias vezes durante o dia e a noite;
  2. Urina no mínimo 6 vezes por dia;
  3. A urina não tem cheiro forte e não é carregada;
  4. O bebé aumenta de peso (ver o vulgo "cartão amarelo de vacinas")

Além disso, a doença do refluxo também está relacionada ao aparecimento de outros sintomas: recusa alimentar, sangramento digestivo, dificuldade para respirar, redução no ritmo cardíaco, anemia, criança muito irritada e choro constante.

Na prática, na regurgitação o conteúdo alimentar apenas “volta” e sai pela boca da criança sem que ela perceba. Já nos vômitos a criança costuma apresentar náuseas, tosse, faz esforço e então elimina os conteúdos de forma forçada pela boca.

Golfar e vomitar não são sinônimos, portanto precisamos entender o que está acontecendo. O golfo do bebê não faz com que o pequeno faça esforço com o corpo, é algo totalmente natural. Já para vomitar, existe um esforço e desconforto para isso. Este é um sinal que precisa estar atento.

Se for de noite, deixe a criança dormir, mesmo sem nada no estômago, para dar tempo ao estômago para acalmar. Os alimentos sólidos/ leite materno só devem ser dados depois de estar a tolerar os líquidos sem vomitar há 2 horas.

Muitos bebés demoram uma, duas ou três sessões na mama antes de estarem satisfeitos. "Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy.

O Portal Alô Mãe explica que o refluxo é, geralmente, líquido, pois o leite mamado não passou pela digestão. Já o golfo, que é fisiológico/normal, é o retorno de pequena quantidade de um conteúdo por vezes pastoso (semelhante a uma coalhada).

O vômito vem acompanhado de náuseas, sudorese, mal-estar e até febre. Cabe investigar as causas com o pediatra. Refluxo: é quando a válvula do esôfago não funciona bem. Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor.

O que fazer quando a criança está com vômito? Depois que a criança vomita, ela deve repousar e esperar passar os reflexos do vômitos. Dessa forma, a recomendação é não oferecer nada para ela entre uns 15 e 20 minutos após o vômito. Mas, assim que ela melhorar, deve-se dar início ao soro de reidratação oral.

Refrigerantes de cola, energético, chá preto e chá verde possuem essa substância e devem ser evitados ou ingeridos em pequenas e moderadas doses. Um café, por exemplo, pode ser ingerido numa quantia até 200 mg, o que corresponde a uma xícara e meia ou duas por dia.

Em alguns casos isso não acontece; em outros, ocorre apenas enquanto o bebê mama em um seio e o outro fica pingando leite. Esse vazamento está relacionado com o acúmulo de leite materno nas mamas. Por isso, a melhor solução para o problema é amamentar seu bebê sempre que ele pedir, em posições diferentes.