Porque o bebê luta contra o sono?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Acontece quando ao final da janela do sono (tempo que o bebê consegue ficar acordado), ao invés de ter um momento de calmaria para o relaxamento e indução do sono, o bebê recebe mais estímulos. Muita luz, sons, interação com muitas pessoas. Eu costumo exemplificar essa situação como o “excesso de colos”.

A maioria das dificuldades relacionadas ao bebê não dormir bem são causadas por problemas temporários como erupção de dentes, marcos do desenvolvimento ou mudanças de rotina. Por isso, ter ocasionalmente um bebê agitado na hora de dormir pode não ser nada que precise de maior preocupação.

Por que o bebê não dorme? Se o bebê não está dormindo e começa a ficar muito agitado, pode ser um indício da regressão do sono, falta de rotina, hábitos durante a noite e estímulos visuais em excesso.

Se o bebê estiver com um comportamento irritado, agitado (chamamos de “fussy” em inglês), empurrando o peito, gritando, chorando ou dormindo no peito, você pode oferecer o outro lado. Se esse comportamento persistir, em todas as mamadas e ao oferecer os dois lados, procure ajuda.

Manter a casa iluminada ao longo do dia e reduzir a intensidade da luz à noite; Brincar com o bebê o máximo possível durante o dia; Acordar o bebê durante as mamadas, conversando e cantando para ele; Não evitar fazer barulhos, como o telefone, conversas ou aspirar a casa, mesmo que o bebê esteja dormindo durante o dia.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.

Na maioria dos casos, é um fenômeno benigno e temporário que não requer nenhuma intervenção, exceto tranquilizar a criança e seus pais. A maioria das parassonias tende a desaparecer na adolescência.

Balance seu filho
Balançar a criança é outro método eficaz quando pensamos em como acalmar o bebê. Balance seu filho com movimentos leves e delicados, fazendo com que ele se mexa de forma suave durante a ação. Esses movimentos vão deixar o pequeno mais tranquilo. Existem algumas formas de fazer esse balanço.

Se você está buscando soluções para o seu filho ter uma noite de sono tranquila, saiba que há ótimas opções de fitoterápicos para a criança dormir, como valeriana, passiflora e laranja amarga.

A regressão do sono tende a durar de 2 a 6 semanas e costuma coincidir com as idades em que os bebês normalmente estão passando por um pico de crescimento. É comum que ocorra quando o bebê completa 4, 7, 9, 12, 15 ou 18 meses, e também aos 2 e 3 anos.

O que fazer quando o bebê acorda à noite várias vezes? Além de ajudar o bebê estabelecendo uma rotina para o momento de dormir, tentando deixá-lo em um mesmo local, os pais também devem checar se ele não está sofrendo com calor ou frio e também, ficar de olho para manter um horário fixo.

Parassonias são comportamentos episódicos, não desejáveis ou desagradáveis que ocorrem no início do sono, durante o sono ou no despertar.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica. Segundo a Dra.

Um bebê fica agitado por muitas razões. Pode ser por causa de cólicas, assadura no bumbum, candidíase, intolerância alimentar, confusão de bicos… Mas também pode ser simplesmente cansaço, excesso de estímulos, solidão, desconforto ou uma necessidade de atenção e carinho.

Alguns dos sinais mais comuns incluem: Irritabilidade e choro excessivo: bebês que estão superestimulados podem ficar irritados e chorar sem motivo aparente. Dificuldade para dormir: bebês superestimulados podem ter dificuldade para adormecer e/ou acordar com frequência durante a noite.

Quais são as características do bebê high-need?

  1. – Chora muito e constantemente.
  2. – Intensidade do choro.
  3. – Dificuldade para dormir.
  4. – Ele não relaxa.
  5. – Muita necessidade da mãe.
  6. – Come muito.
  7. Se tranquilizam durante a amamentação.