Porque o bebê Golfar depois que mama?

Perguntado por: sfogaca3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O estômago dos pequenos ainda é muito pequeno, então ele se enche rápido. Dessa forma o bebê irá golfar; Por último, quando o bebê não está com a pega correta na hora de mamar ele acaba engolindo muito ar. Esse excesso de ar empurra o leite para cima, causando o golfo.

O refluxo é caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e outras áreas como a boca. É um evento comum nos primeiros meses de vida, que na maioria das vezes não causa sintomas graves e está ligada à regurgitação, também conhecida como golfada.

“O refluxo gastroesofágico pode ser ocasionado por alteração na entrada ou na saída do estômago, ou alergia ao leite de vaca”, diz o professor. De acordo com ele, o bebê com esse tipo de refluxo não engorda, e pode ter problemas relacionados à aspiração do leite, como tosse e bronquite.

Se escutar o bebê engolindo durante a mamada, você saberá que ele está recebendo o leite. Se ele dormir após a mamada, muitas vezes isso significa que ele está satisfeito.

Em outras palavras, não existe um intervalo de tempo para que a mama volte a encher de leite. “Nenhuma mama vai ter a capacidade de armazenar todo o volume que o bebê precisa naquela mamada”, explica. Por isso, enquanto o bebê mama, o corpo produz mais leite ao mesmo tempo.

Depois que o bebê mama, é importante colocar ele para arrotar. Do mesmo modo que não é recomendado colocar o bebê para deitar assim que ele acaba de mamar. Espere ao menos trinta minutos para deitá-lo, e não faça movimentos bruscos também.

Cinco dicas para ajudar o bebê a arrotar

  1. Fique atenta aos sinais e às caretas do seu bebê ...
  2. Nunca coloque o seu bebê deitado após a mamada. ...
  3. Após as mamadas, coloque o bebê de pé para arrotar. ...
  4. Massageie as costas do seu filho. ...
  5. Coloque o bebê sentadinho no seu colo.

As golfadas são comuns para a grande maioria dos bebês nos primeiros meses de vida, e mesmo assim eles continuam crescendo e ganhando peso. O bebê elimina leite sem nenhum sofrimento e por isso mesmo é chamado de “regurgitador feliz”. Não é necessário alterar a rotina do bebê, nem dar de mamar novamente.

Nas situações em que o bebê vomita, de modo geral, não devemos insistir na mamada.
...
Algumas situações podem, eventualmente, diminuir a produção de leite materno, entre as quais estão:

  1. ansiedade e estresse;
  2. doenças como ovário policístico, pressão alta e diabetes;
  3. uso de alguns tipos de medicamento.

A primeira é a esfíncter, uma espécie de válvula que controla a passagem de comida entre o esôfago e o estômago. Nos pequenos, ela ainda não está totalmente desenvolvida, fazendo com que o leite volte. A segunda é o próprio tamanho do estômago do recém-nascido. Por ser pequeno, fica facilmente cheio, gerando o golfo.

O soluço é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. Ele nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

Os bebês soluçam por causa da imaturidade do sistema gastresofágico. No entanto, o sistema respiratório do bebê ainda não está totalmente maduro e as habilidades de engolir e respirar ainda não estão totalmente sincronizadas. Assim, contração involuntária do diafragma provoca o soluço no bebê.

Essa afirmação é verdade ou mito. MITO! O leite secretado nos primeiros dias após o parto (até o 7º dia) é denominado COLOSTRO, muitas vezes confundido com um leite fraco por conta da sua coloração.

O bebê vai dando sinais de saciedade, por isso esteja atenta aos sinais. Muitos bebê fazem uma, duas ou três sessões de mamada na mesma mama para ficarem satisfeitos. Normalmente, quando o bebê tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece dormir no peito. Fica relaxado e solta a mama espontaneamente.