Porque o bebê fica irritado na hora de dormir?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Uma das coisas que podem deixar o bebê agitado à noite é um distúrbio chamado parassonia, atingindo quase 40% das crianças. Os pequenos que possuem essa condição costumam dormir mal e acordar chorando e confusos durante a madrugada. Eles podem, inclusive, ficar de pé ou sentados no berço.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

O segredo para evitar que o bebê fique lutando contra o sono na hora de dormir é colocar o bebê para dormir ANTES que ele esteja com muito sono. Por isso é importante OBSERVAR seu bebê e estar atenta aos primeiros sinais de sono, que NÃO são bocejar, coçar os olhos e chorar.

Algumas sugestões de etapas que podem fazer parte do ritual noturno: banho, massagem relaxante, história, vestir o pijama e colocar o saco de dormir. Além da segurança, isso vai ajudar o seu bebê a estabelecer seu ciclo circadiano, o ciclo de 24h, liberando os hormônios do sono na hora certa!

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

O estresse na gravidez também pode favorecer: O baixo peso no nascimento,devido à diminuição da quantidade de sangue e oxigênio que chega ao bebê; Ocorrência de maior resistência à insulina e maior risco de obesidadena vida adulta, devido à exposição às citocinas inflamatórias; O aumento do risco de doenças cardíacas.

Choro excessivo. Desobediência. Pesadelos constantes. Enurese noturna (fazer xixi na cama)

Evite que o bebê pegue no sono no colo
Por isso, uma ótima dica de como fazer a fazer o bebê dormir à noite toda é, na hora de dormir, não embalar o neném em seus braços. Deixe-o acordado no berço para que se adapte ao ambiente e passe a sentir-se seguro. Por conseguinte, só utilize o berço para dormir.

Isto porque o ideal é dar banho no seu bebê nos horários mais quentes do dia. “Orientamos que o banho seja em horário de maior equilíbrio térmico, entre 10:00 e 14:00”, explica a pediatra Denise Bedoni, do Hospital Leforte.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

É um quadro comum e pode ser passageiro. Mas existem também situações envolvendo o ambiente em que ele está. Se a criança recebe muitos estímulos, mesmo quando deveria relaxar, pode ter dificuldade para dormir.

Bebês precisam de uma rotina, principalmente na hora de dormir. Por isso, procure criar hábitos que acalmem e induzam ao sono, como diminuir a luz do ambiente, dar um banho morno relaxante, uma massagem com hidratante, etc. Cada bebê é único e a rotina varia de família para família.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta.

– É comum um bebê dormir sugando (seio, mamadeira ou até mesmo chupeta). Se ele sempre adormece assim, é mais do que natural que ele faça a associação sugar-dormir. A luta contra a natureza nunca é fácil e normalmente se sai perdendo.