Porque o bebê fica com soluço depois que mama?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

“No bebê, acreditamos que por ter musculatura mais imatura e sensível, o soluço tenha relação com a distensão do estômago após a mamada, por deglutição de ar ou por excesso de leite. Pode ocorrer também por refluxo gastroesofágico, ou ainda por diminuição do CO2 causado por uma respiração mais acelerada.”

O soluço só atrapalha e passa a incomodar quando afeta o crescimento do bebê e ele passa a não se alimentar e dormir como deveria2. Caso você sinta que o bebê soluça muito, o ideal é lavar ao pediatra e relatar.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

Estômagos cheios demais acabam facilitando refluxos e contrações no músculo do diafragma. Por fim, aquecer o pequeno com agasalhos, mantas e roupas bem quentinhas ajuda a prevenir o soluço, porque o frio também pode desencadear o fenômeno.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O corpo do bebê deve estar alinhado ao da mãe e posicionado “barriga com barriga”. É muito importante esta atenção à postura do bebê, pois muitas mulheres acabam deixando as crianças com a barriguinha para cima e virando apenas a sua cabeça.

Colocar o bebê na posição vertical: principalmente se ele estiver com o estômago cheio esse é o momento para você colocá-lo na vertical para ajudá-lo a arrotar. A posição facilita a saída de gases do estômago e, consequentemente, pode parar o soluço.

O espirro é comum no recém-nascido, afinal, ele está em outro ambiente, não mais no meio líquido da barriga da mamãe. Nos primeiros dias de vida, o bebê espirra para eliminar secreções do nascimento. Depois, partículas diversas, como poeira, cheiros e temperaturas distintas são motivos para espirros constantes.

É normal recém-nascido dormir muito? Sim! Apesar de ser um pouco estranho para nós adultos é muito normal que o bebê recém-nascido durma muito nos seus primeiros meses de vida. A expectativa é que o bebê durma cerca de 16 a 20 horas por dia!

Evite engasgos em crianças
- Na hora de dormir, lembre-se de fazer com que o berço fique um pouco mais alto do lado em que a criança deita a cabeça; - Deixe a criança dormir do lado direito para não comprimir o estômago após a amamentação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai.

Muitos bebés demoram uma, duas ou três sessões na mama antes de estarem satisfeitos. "Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy.

A temperatura ambiente mais apropriada para bebês, principalmente durante o sono, em seus quartos, está entre 18º e 20º. Porém, fora de casa fica impossível para os pais controlarem a temperatura, daí a necessidade de saber como agasalhar corretamente o bebê quando as temperaturas forem maiores ou menores.

Quando o seu bebé está a agarrar a mama, dirija o mamilo para o céu da boca dele. Desta forma ele abocanha o mamilo, bem como parte da aréola por baixo. Isto significa que ele pode puxar tanto o mamilo como algum tecido da mama para dentro da boca e mamar bem.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.