Porque o bebê fica com a moleira funda?

Perguntado por: aximenes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Agora, a moleira funda significa que o bebê está desidratado e precisa de água, isso acontece principalmente em dias quentes. Então, se você observou que o seu filho não está fazendo tanto xixi e que a moleira está funda, o ideal é hidratá-lo com água e evitar sair em dias de muito calor.

Sinais de desidratação

  1. Choro sem lágrima;
  2. Saliva muito espessa;
  3. Boca seca;
  4. Hipoatividade da criança;
  5. Temperatura do corpo mais elevada;
  6. Urina muito concentrada e em menor quantidade.

Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira. Também é importante evitar o uso de acessórios que pressionem a região como faixas, laços, presilhas e bonés.

18 meses

O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Até os seis meses de idade O BEBÊ NÃO PRECISA BEBER ÁGUA. Pois ele já é ALIMENTADO EXCLUSIVAMENTE COM O LEITE MATERNO, que é o ALIMENTO COMPLETO DO BEBÊ E TEM NUTRIENTES E ÁGUA SUFICIENTES para saciar sua sede.

Vômito, diarreia, sudorese excessiva, queimaduras, insuficiência renal e uso de diuréticos podem causar desidratação.

Desidratação. É a principal causa de preocupação com a moleira funda. A falta de líquidos no corpo pode causar o afundamento da fontanela e isso é um problema sério que deve ser levado ao médico imediatamente.

Mas, como evitar que o bebê fique desidratado? Se ele for menor de seis meses, a melhor forma de evitar o aparecimento da doença é por meio do aleitamento materno exclusivo. Bebês maiores devem ser estimulados a tomar água frequentemente e consumir frutas e alimentos com maior quantidade de água.

Em geral, o bebê começa com a produção normal de lágrima próximo aos 2 meses de idade.

Posso passar a mão na moleira do bebê? Essa região da cabeça da criança ainda vai se desenvolver e “firmar”. Logo após o nascimento, as moleiras são delicadas e por isso, não se deve fazer pressão nesta parte do corpo.

Apesar da boa intenção, isso não é o recomendado, principalmente se o responsável apresenta um quadro infeccioso.

As pessoas ficam muito preocupadas em saber caso o bebê tome algum vento, se ele pode ficar doente. Mas o que acontece é que o vento por si só, não causa nenhuma infecção no bebê.

A moleira que fica na parte de trás da cabeça do bebê fecha por volta dos 2 meses de vida. Diferente da moleira da frente, ela é menor e, com o parto já finalizado, sua função não é mais necessária e ela já pode se fechar para proteger a cabecinha do seu filho.

Além disso, diz o professor, as fontanelas permitem que os ossos do crânio se movimentem e, com isso, a cabeça do bebê passa de maneira mais fácil pelo canal vaginal na hora do parto.

Se a moleira fechar antes do tempo “normal”, quando o bebê estiver com 4 ou 4 meses, isso poderá causar certas dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê. Esse fechamento precoce da moleira é chamada de cranioestenose, mais conhecida como “doença da moleira fechada”.

Quando chegam ao segundo mês de vida, os bebês começam a visualizar as cores e a primeira delas é o vermelho, mas ainda permanecem com a visão bem opaca. Somente a partir do terceiro mês é que os vultos começam a ganhar traços um pouco mais definidos.

1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses. 2Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade.