Porque o bebê fica com a mão fria?

Perguntado por: nlima . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 10 votos

Pés e mãos gelados não significam, necessariamente, que o bebê esteja com frio. Diante da imaturidade dos seus órgãos e da sensibilidade da pele, a temperatura pode ser apenas uma questão de circulação.

A hipotermia no bebê é uma situação relativamente comum, principalmente nos prematuros, já que sua superfície corporal em relação ao seu peso é muito maior, facilitando a perda do calor corporal, especialmente quando está em ambientes frios.

As mãos e os pés gelados fazem parte da rotina de muitas pessoas que já têm problemas de circulação. Aqui, é importante destacar que não é necessário que as temperaturas estejam baixas para que se sinta um frio desproporcional nessas duas áreas.

Por exemplo, opte por calças e camisas com elásticos ajustáveis. Isso garantirá que o bebê tenha espaço para se mexer e se sentir confortável durante a noite. Além disso, procure roupas de bebê para dormir que sejam leves e frescas. Evite colocar roupas muito grossas ou pesadas no bebê.

No momento do sono é importante que o ambiente esteja arejado e que tenha uma brisa para refrescar ainda mais. Se possível, utilize lençóis naturais como os de fibra de bambu ou algodão, vista os pequenos com um body apenas e a fralda, para garantir um conforto maior.

Como saber se bebê tá com calor ou frio? O jeito mais indicado de perceber se ele está com frio é sentir a temperatura no tronco (barriga, peito e costas) e não através do toque nas mãos e pezinhos, já que as extremidades são quase sempre mais frias que o resto do corpo.

Os pés e as mãos são extremidades do corpo e naturalmente ficam mais frias do que o restante do corpo, portanto nem sempre são parâmetros certeiros. Pelo mesmo motivo, os pezinhos devem ser aquecidos com meias.

Qual a temperatura normal de um bebê dormindo? Os pais também se preocupam muito com a temperatura do bebê durante o sono. Essa temperatura ideal é a mesma quando o bebê está acordado ou dormindo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a temperatura normal de uma criança está entre 36°C e 37.7°C.

Ou seja, ainda é considerado uma temperatura normal de um bebê algo na casa dos 37°C. Dependendo da idade, isso também muda. Até os três meses de vida, por exemplo, temperaturas acima de 38ºC indicam febre3.

Uma das causas mais frequentes da febre, embora não seja a única, são as infecções. As crianças com febre costumam ter frio e apresentam a pele das mãos e dos pés azulada, sarapintada e fria, devido a uma menor circulação sanguínea nestas zonas.

A aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação de placas de gordura nos vasos arteriais provocando seu entupimento, o que leva a deficiência na circulação sanguínea, particularmente nas partes mais extremas do corpo, como as mãos. Assim, estas se tornam mais frias.

Quando essa manifestação é muito frequente ou surge mesmo quando não está frio pode ser sinal de problemas mais graves. Pode ser também complicação por diabetes, má circulação, hipotireoidismo ou doenças cardíacas.

Fazer exercícios é uma das maneiras mais práticas para aquecer o corpo, incluindo as mãos e os pés. O movimento faz o sangue circular com mais intensidade nos músculos e na pele, por isso o corpo todo esquenta. Aumente o passo se suas mãos estiverem frias durante uma caminhada. Cumpra tarefas domésticas para se mexer.

As meias também são consideradas acessórios que complementam as roupas de bebê. Indicada para recém nascidos e pequenos até 6 meses, a Meia de Bebê protege o pé do seu filho, oferecendo conforto e suavidade para que ele possa se desenvolver livremente.

20 minutos

“Espere 20 minutos”, aconselha psicóloga. Esse tempinho é muito mais importante pro bebê do que você imagina! Quando o bebê cai no sono no colo, é normal tentar levar a criança para o berço o mais rápido possível.

O bebê, especialmente nos seis primeiros meses, sofre muito com as alterações de temperatura e com o nariz constantemente obstruído. Isso ocorre porque, na barriga da mãe, ele fica envolto pelo liquido amniótico, que, dentre outras funções, ajuda a manter a temperatura adequada dentro do útero.

Colocamos a mão nas costas e no peito do bebê, por dentro do pijama: se ele estiver quentinho, está bem; se estiver frio, precisa ser mais agasalhado", resume. Ao fim, o pediatra aconselha: "Na hora de dormir, deixe o bebê com uma peça de roupa a mais do que o adulto usaria neste mesmo ambiente".

19º

A temperatura do quarto deve estar entre os 16º e os 19º. A esta temperatura, a mãe até pode precisar de um pijama quentinho, mas o bebé não. A roupa ideal para o bebé dormir confortável e sem calor é um pijama fininho que mantenha destapadas as mãos e os pés.

Se os dedos das mãos e dos pés estiverem muito gelados, o indicado é mergulhá-los em água morna (não quente), para que a temperatura volte ao normal. Seque seu bebê muito bem logo em seguida.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai.