Porque o bebê fica atravessado na barriga?

Perguntado por: aguimaraes3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

1O bebê pode virar até no momento do parto. 2Normalmente o bebê vira-se até 37 semanas de gestação devido ao pouco espaço que tem no útero após esse período. 4Faça exercícios para ajudar o bebê a virar até o dia do parto.

A posição transversal é conhecida quando o bebê nasce por cesariana, ou seja, está deitado de lado no útero, em vez da vertical.

Quando o útero estiver relaxado, o obstetra tentará virar o bebê. O médico vai colocar as duas mãos sobre o do abdome da gestante e segurar a cabeça e as nádegas do bebê, empurrando e rodando o feto para a posição de cabeça para baixo, para que a cabeça esteja virada para o canal vaginal.

Dificuldade de segurar a urina; Sensação de pressão na região pélvica; Barriga visivelmente mais baixa.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Até a 28a semana, essas trocas de posições são constantes – o espaço que ele tem é grande. Na 32a semana o espaço que o bebê tem para se mexer é menor. Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto.

Virada para o lado esquerdo
No final da gravidez, o útero está tão grande e pesado que ele pode comprimir a veia cava, uma das veias mais importantes para a circulação do sangue no corpo. Para evitar isso, é necessário que a grávida durma virada para o lado esquerdo, pelo menos a maior parte da noite.

oito meses de idade

A maioria dos bebês conseguem se virar de bruços sozinho entre os seis e os oito meses de idade, mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. Alguns bebês alcançam essa habilidade mais cedo, enquanto outros podem demorar um pouco mais.

Em muitos casos os bebês só se posicionando encaixados na pelve, na hora do parto mesmo, com ajuda das contrações, e isso é perfeitamente normal. Ainda assim, se chegar a grande hora e o seu bebê insistir em ficar na posição pélvica e não encaixar, é possível ter um parto tranquilo e seguro.

Algumas das causas possíveis são más-formações fetais ou uterinas, cordão umbilical curto, que restringe o movimento, ou excesso de líquido amniótico, o que pode fazer com que o bebê se movimente muito dentro do útero sem se acomodar. Porém, há casos que a medicina simplemente ainda não consegue explicar.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Existem algumas técnicas que podem ajudar o seu bebê a dar essa “cambalhota”, são elas:

  1. Acupuntura.
  2. Yoga.
  3. Moxabustão: Essa é uma técnica de acupuntura térmica. Por meio de um bastão é feito uma combustão de ervas perto do dedinho do pé da gestante. ...
  4. Spinning Babies: Esse método foi criado pela norte-americana Gail Tully.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

Na verdade, até mais ou menos 32 a 34 semanas a maioria dos bebês já estão de cabeça pra baixo, mas ainda não encaixado. O que fará o bebê encaixar são as contrações mas não existe uma data certa para isso acontecer.

Antes das 28º semanas, aproximadamente 20% a 25% dos bebês ficam sentados, mas no final da gestação, apenas 3% a 4% dos bebês permanecem nesta posição. A maioria dos bebês que continuam sentados até o final da gestação, é devido a alguma alteração no formato do útero ou a alguma alteração da posição da placenta.

Nos casos em que o bebê permanece sentado, é conhecido como parto pélvico. Para esse último caso, na maioria das vezes, é recomendado a cesárea, principalmente em primíparas, quando esta indicação é absoluta.

Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto.