Porque o bebê dorme com os olhos abertos?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O fenômeno (chamado tecnicamente de lagoftalmo noturno) costuma desaparecer sozinho entre 1 ano e 1 ano e meio. Não se sabe exatamente por que alguns bebês dormem de olho aberto — uma das probabilidades é que os músculos responsáveis pelo fechamento das pálpebras ainda não estejam totalmente amadurecidos.

Mexer os olhos enquanto dormimos é algo muito comum. Chamado de sono REM, sigla em inglês para movimentos oculares rápidos, essa fase é responsável pelo bom descanso, desenvolvimento cognitivo e preparação para o dia seguinte.

No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.

O ciclo do recém-nascido dura aproximadamente 50 minutos e costuma incluir a mesma quantidade de sono REM e NREM. É durante a transição entre uma fase e outra que muitos bebês costumam despertar. Porém, se ele não acordar, ele tende a permanecer no sono leve por mais ou menos 10 minutos e retornar ao sono profundo.

Previna espasmos durante o sono do bebê O recém-nascido não tem controle pleno dos membros. Por isso, é comum ele se assustar quando tem um espasmo e acabar acordando com o movimento involuntário.

Não é normal que a criança durma com a boca aberta ou ronque. Eventualmente em uma situação de muito cansaço ou resfriado em que esteja com as narinas obstruídas, pode ocorrer, mas o que deve predominar na rotina é a boca fechada e a respiração pelo nariz – não somente quando dorme, mas em todo o momento.

Quando o seu bebê dorme com a boca aberta, o que também é conhecido como “respiração bucal”, ele pode apresentar sinais de alguns problemas respiratórios ou uma condição chamada apneia obstrutiva do sono.

A condição médica que impede que os olhos se fechem totalmente se chama lagoftalmo – quando ocorre à noite, fazendo com que a pessoa durma de olhos abertos, é chamada de lagotftalmo noturno.

Posição correta
Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. De lado, a posição é muito instável e eles podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso. Em geral, bebês precisam dormir de barriga para cima até o primeiro ano de vida.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os bebês devem dormir de costas com a barriga virada para cima. Dessa forma, o risco de morte súbita diminui em até 70%.

O primeiro contato ou falta dele
Durante a amamentação, é normal que o pequeno estabeleça contato com a mamãe através do olhar.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Sinais de que seu bebê não está recebendo leite suficiente

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Principais causas do ronco do bebê
Aumento das amígdalas e das adenoides, que são uma espécie de carne esponjosa que se localizam dentro do nariz; Rinite alérgica, sendo importante identificar a causa da alergia e eliminá-la; Refluxo gastroesofágico, que pode acontecer devido à imaturidade gastrointestinal.

O número de horas que o bebê dorme pode variar ao longo dos meses e até anos. Durante os primeiros 3 meses é natural que ele acorde a cada 2 ou 3 horas, independentemente de ser dia ou noite.

Ao contrário dos adultos, porém, os bebês sonham com sons, cores, formas e sensações do cotidiano. Os sonhos elaborados e mirabolantes dominam apenas a mente dos adultos, mesmo.

5 meses

O reflexo de Moro deve desaparecer após 5 meses de vida.