Porque o bebê balança a cabeça de um lado para o outro?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

A cabeça do seu bebê frequentemente se desloca para frente e para trás enquanto ele tenta se prender. Como enfermeiras, elas podem ficar entusiasmadas. Para indicar que já se alimentou o suficiente, o bebê pode balançar a cabeça ao final da sessão de amamentação.

Aos 3 meses, o bebê passa a reconhecer mais a voz e a aparência dos familiares, se relacionando melhor através do olhar, com sorrisos e balbuciando alguns sons. Por ter a visão mais nítida, o bebê já observa e acompanha melhor as pessoas com os olhos e movimentando o pescoço.

Os bebês anseiam por estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos como balançar e pular. Eles até fazem isso sozinhos, pulando e balançando a cabeça, aos 6-8 meses de idade.

6 sinais de autismo em bebês

  • 1- Bebê não reage aos estímulos sonoros. ...
  • 2- Não emite contato visual quando é chamado pelo nome. ...
  • 3- Não possui expressões faciais. ...
  • 4- Não brinca com outras crianças e não gosta de gestos carinhosos. ...
  • 5- Não conseguem e nem tentam falar. ...
  • 6- Faz movimentos repetitivos.

No ultrassom gestacional, o médico consegue medir o tamanho da cabeça do bebê e verificar se existe alguma malformação, por exemplo encefalocele, hidrocefalia, etc. Depois essas alterações podem ser confirmadas logo após o parto através da medição do tamanho da cabeça do bebê.

A síndrome do bebê sacudido, também chamado traumatismo cranial por maltrato, é uma lesão cerebral severa cuja causa principal é uma sacudida violenta. Pode afetar bebês de poucos meses, mas também pode acontecer em crianças pequenas de três a quatro anos.

De maneira geral, a síndrome do bebê sacudido é causada por agitar ou sacudir o bebê, ou até mesmo crianças pequenas, com força e sem que a cabeça delas esteja apoiada. Isso faz com o que o cérebro se mova, resultando em traumatismo craniano ou lesões cerebrais graves como inchaço, sangramentos ou hematomas no cérebro.

Após os meses iniciais de vida, o bebê passa pela crise dos 3 meses. Então, ele começa a dormir menos, fica mais agitado, passa a chorar mais, não quer mamar tanto quantos antes, não se conforta no colo e fique inquieto no berço. Essa condição é bem conhecida e é normal.

Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos. Mas, como algumas crianças podem ser mais “preguiçosas”, e como nem toda a atividade é perceptível, recomenda-se esse exercício.

Alguns sintomas do autismo podem ser bastante sutis em bebês. Aos 6 meses de idade, por exemplo, elas podem não ter um sorriso social recíproco, ou seja, não retornam o sorriso dos pais. Além disso, podem ter dificuldade em fazer contato visual, ou seja, não fixam o olhar por muito tempo e não acompanham os movimentos.

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

5 sinais para identificar TDAH:

  1. Desatenção. A criança se distrai facilmente. ...
  2. Agitação incontrolável. Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. ...
  3. Dificuldade de compreender instruções. Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa. ...
  4. Ansiedade.

Muitas crianças começam a reconhecer o som de seu nome quando elas estão entre 4 e 8 meses de idade. Você pode dizer quando isso acontece para o seu filho ao chamar suavemente seu nome e vendo se ele se vira para você.

Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento. Se você não perceber isso acontecendo consistentemente aos três meses de idade, converse com seu pediatra.