Porque o azeite é sagrado?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O azeite de oliva é um alimento considerado sagrado nas três principais religiões monoteístas do mundo: judeus, cristãos e muçulmanos celebram e ungem com o sumo natural da azeitona. Para todos é símbolo de luz e paz, para muitos representa conexões espirituais, a transcendência, o essencial!

1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona. 2. Óleo extraído de outros frutos ou de certos animais.

Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.

O azeite é uma gordura que auxilia na manutenção dos níveis de glicemia e insulina, prevenindo grandes picos e quedas e mantendo-as sempre estáveis. Além de muito saboroso, contém alguns compostos que ajudam a reduzir inflamações e combater radicais livres, garantindo mais saúde e longevidade.

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados. Tanto em Marcos como Tiago, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus, e não aos poderes curativos ou medicinais do óleo.

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.

Como fazer
Acenda um defumador na parte principal e central da sua casa. Coloque o azeite em um copo ao defumador. Enquanto isso, faça orações e mentalize a energia do azeite. Passe os dedos pelo copo com azeite e, aos poucos, jogue o azeite pelo ambiente, como se estivesse distribuindo pequenas gotas por todo o local.

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água.

Na época contemporânea ao nascimento de Jesus, o azeite de oliva era extraído numa prensa - colocava-se as azeitonas num saco de linhagem e uma viga com um contrapeso apertava-as, escorrendo, assim, seu óleo.

O óleo da parábola representa nossa fé e testemunho, nossa pureza e dedicação, nossas boas obras e o cumprimento dos nossos convênios: todas as maneiras pelas quais “[tomamos] o Santo Espírito por [nosso] guia” (D&C 45:57).

A palavra azeite deriva do idioma do idioma árabe ´az-zait´que quer dizer suco de azeitona. Também conhecido como ''ouro liquido'', graças à denominação dada por Homero, há milhares de anos atrás.

Antes de abençoar a viúva, Eliseu ordenou que ela arranjasse o maior número possível de vasos. Todos os vasos que ela colocou à disposição do profeta foram cheios de azeite. Lá pelas tantas, o filho dela informa: “Não há mais vaso nenhum. Então o azeite parou” (II Reis 4:6).

Verdade: tomar azeite de oliva antes de dormir melhora o sono. Nas refeições que são feitas durante a noite, o azeite de oliva pode ser um grande aliado. Isso porque ele ajuda no processo de digestão e aumenta a sensação de saciedade.

Conforme ele, o azeite de oliva extra virgem é um poderoso anti-inflamatório e também ajuda a perder peso: "Para o sistema digestivo e o fígado, o seu consumo em jejum reduz a acidez gástrica, pois forma uma camada na parede gástrica promovendo o trânsito intestinal e melhorando a absorção de nutrientes, especialmente ...

Ingerir o azeite logo pela manhã em jejum é o segredo para nutrir o cérebro como um todo. Ao cumprir esse papel, ele auxilia a memória e também ajuda a combater os elementos que formam doenças degenerativas como o Alzheimer.

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

A unção é a glória de Deus que nos respalda no cumprimento do nosso chamado. É a energia, a força, o poder de Deus em nós (Ef 3.20). A unção nos capacita a realizar com eficiência aquilo que jamais conseguiríamos através dos nossos próprios esforços. Todos nós precisamos da unção de Deus.