Porque o avião balança treme mas não cai?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Isso porque a própria composição e aerodinâmica das aeronaves é feita para suportar movimentos EXTREMAMENTE vigorosos, muito mais fortes do que costumamos sentir geralmente nos voos, mesmo aqueles com muita turbulência.

A turbulência no avião é uma situação comum, mas que está prevista pelos fabricantes e que não trará danos à estrutura nem à integridade física de passageiros e comissários de voo. Da próxima vez que você presenciar esse tipo de problema lembre-se: você está seguro!

Um dos fatores que podem derrubar um avião são as condições climáticas adversas. Tempestades intensas, ventos fortes, nevascas e nevoeiros densos podem representar grandes desafios para os pilotos e a aeronave.

Não há a menor diferença entre viajar de dia ou à noite.

A forma ideal de não sentir a turbulência é evitar sentar nas últimas poltronas do avião. As poltronas que estão no centro de gravidade do avião e nas asas percebem menos essas alterações, enquanto as posições que estão na cauda do avião são as que mais as percebem.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

Sendo assim, é possível encontrar aviões que voam a alguns metros do solo e também aeronaves cujo teto de voo é superior à linha das nuvens. É preciso ter em mente que voar acima do limite é extremamente perigoso. O esforço exigido da estrutura da aeronave e do seu motor, geralmente levam a um colapso do sistema.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%. A título de comparação, a probabilidade de morrer num acidente de automóvel é dez vezes maior.

As turbulências rolam por conta da diferença de temperatura e pressão das moléculas de ar. A diferença causa movimentação do ar, com correntes ascendentes (que sobem) e descendentes (que descem). Essas correntes balançam o avião. Geralmente, a turbulência acomete o avião por conta de tempo ruim, nuvens pesadas e chuva.

A turbulência ocorre quando o avião balança de forma repentina ou contínua por conta da movimentação do ar no exterior da cabine. É mais comum quando a aeronave atravessa nuvens, mas pode acontecer de maneira repentina, com céu claro, por vários fatores associados a temperatura, velocidade ou pressão do ar.

Vale ressaltar que em 2019 os rendimentos divulgados na RAIS considera o salário médio de R$ 18.057,19. Como o valor do mínimo naquele ano era de R$ 998, a média de salários é 18,09. Embora a pesquisa seja direcionada ao cargo de Piloto de Avião, outras funções são consideradas para chegar ao cálculo.

Em uma turbulência severa, o movimento vertical do avião excede a atração da gravidade, disse Williams. — O que isso significa é que, se você não estiver com o cinto de segurança, por definição, você se tornará um projétil, uma catapulta, você se levantará do assento — completou o especialista.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Saiba que uma pesquisa feita pela revista Time, dos Estados Unidos, revelou que os assentos na parte do meio e na parte traseira da aeronave são os mais seguros. Ainda segundo o levantamento, em casos de desastres aéreos, os passageiros que estão nessas áreas têm mais chance de sobreviver.

Fora da cabine ou do controle do avião, não há proibição ao que os pilotos podem fazer para passarem o tempo. Eles podem ficar em áreas específicas próximas aos passageiros ou em compartimentos "secretos", chamados de sarcófagos, onde podem se deitar e dormir.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Além disso, a torre de controle vai indicado a que altitude a aeronave deve ficar para garantir uma aproximação segura.

A turbulência moderada ocasiona variações na velocidade, altitude e atitude da aeronave, mas a aeronave permanece sempre no controle. A turbulência severa é caracterizada por grandes e abruptas mudanças de atitude e altitude, com grandes variações na velocidade do ar.

Isso ocorre porque durante a noite, as velocidades do vento são normalmente reduzidas e também as tempestades tendem a diminuir. Se você puder viajar no início da manhã, antes que as temperaturas subam, poderá evitar a turbulência, pois o ar é mais suave no início do dia.

Conclusão: Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum.

elevador

O meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador, segundo o ranking da revista americana Condé Nast Traveler. Para completar o pódio, temos o avião e o trem.