Porque o artesanato é considerado obra de arte?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Diante disso, o artesanato é feito de técnicas, criatividade, expressão e busca por reconhecimento. Se uma obra de arte tem o intuito de vender e captar atenção por sua beleza, as peças artesanais também seguem o mesmo objetivo.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Ambos envolvem um processo criativo e possibilitaram habilidades técnicas e conhecimento. Além disso, tanto a arte quanto o artesanato são formas de expressão cultural, transmitindo tradições, valores e identidade de um povo. Além disso, a arte e o artesanato também podem se influenciar mutuamente.

O artesanato mostra-se como uma alternativa sustentável e até mesmo estratégica no crescimento econômico de certas localidades. Possui um forte impacto na construção de uma identidade local, contribuindo também para a caracterização da identidade cultural local.

Diversidade, costumes e tradições. São palavras que definem bem o que é artesanato. Uma prática familiar que atravessa gerações e que até hoje é fonte de renda para famílias que dependem da técnica para proverem o sustento de seus familiares.

Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade. O termo arte vem da palavra latina ars, que significa "talento", "saber fazer".

Os principais tipos de arte são, portanto:

  • música;
  • dança;
  • pintura;
  • escultura;
  • teatro;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

O artesanato pode ter uma finalidade estética (por exemplo, um quadro decorativo), ritual (uma máscara) ou funcional (um vaso para pôr água). A sua elaboração combina o design com a arte.

a capacidade que tem o ser humano de criar o belo, como produto da ação individual, do gênio e da sensibilidade do artista, valendo-se de sua faculdade de inspiração; exteriorização dos sentimentos de um gênio excepcional, capaz de dominar a matéria e o pensamento, independentemente de uma finalidade utilitária.

Embora não seja necessário ter um diploma para ser artista, uma educação formal pode ajudar a aprimorar sua arte e adquirir as habilidades e conexões necessárias para estabelecer sua carreira artística.

Qualquer forma de expressão do ser humano, seja por religião, músicas, literatura, diálogos, textos, vídeos, pinturas, ou tudo que é produzido com o intuito de "colocar" a essência humana é inevitavelmente arte. Por isso que não tem como se responder à essa pergunta.

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Normalmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.c) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, o artesanato também surgiu neste período.

Artesanato é a arte de criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho. As ferramentas e equipamentos são sempre auxiliares, não se sobrepondo ao fazer manual.

O artesanato ativa os canais sensoriais do corpo, ou seja, visão, audição, olfato, tato e paladar. Você pode até ficar com uma percepção especial, percebendo um ou vários canais de um jeito diferente das outras pessoas!