Porque o arroz incha a barriga?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Especialistas ouvidos pelo The Sun garantem que isso acontece porque quando os carboidratos não podem ser absorvidos, eles são fermentados pelas bactérias intestinais, provocando desconforto.

Carboidratos
O consumo exagerado de carboidratos faz mal, pois estimula o hormônio insulina, que também é responsável pelo controle de água e sódio pelos rins. Por isso, a ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos acaba levando a um inchaço crônico do corpo.

Água, sucos de frutas naturais e água de coco são indicados nesse processo. A dica, aqui, é evitar o consumo de refrigerantes, já que são gaseificados, ricos em sódio e açúcares.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

Uma boa estratégia para perder barriga rápido em 1 semana é correr durante 30 minutos todos os dias e fazer uma alimentação com poucas calorias, gorduras e açúcares.
...
Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal. Bananas também têm fibra solúvel, que pode aliviar ou prevenir a constipação, que pode causar inchaço.

Chá de hibisco com canela. Este chá de hibisco com canela aumenta o metabolismo, desincha a barriga e favorece a queima da gordura corporal.

Especialistas ouvidos pelo The Sun garantem que isso acontece porque quando os carboidratos não podem ser absorvidos, eles são fermentados pelas bactérias intestinais, provocando desconforto.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.

Os carboidratos com alto índice glicêmico causam um pico de liberação de insulina que pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e aumento do peso. Entre os exemplos desse tipo de carboidrato podemos citar chocolate, mel, açúcar, doces e refrigerante.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

A água com limão é uma ótima ferramenta para ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias e é fonte de fibras, contribuindo para o controle da fome. É também uma bebida diurética, o que faz com que o organismo elimine o acúmulo de líquidos, ajudando a desinchar.

O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Má alimentação. Consumo de alimentos ricos em sal, pouca ingestão hídrica, excesso de bebidas alcoólicas e de alimentos que causam excesso de gases estão entre as causas mais comuns da barriga inchada. Nesses casos, o melhor tratamento é mudar os hábitos alimentares.

Chá de camomila
Calmante natural, a camomila favorece a qualidade do sono e ainda tem propriedades anti-inflamatórias que contribuem para desinchar o corpo.

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.