Porque o arroz está vindo com bicho?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

Segundo o pesquisador, o ciclo de vida vai depender muito da espécie, mas podem chegar a 200 dias o ciclo completo (sendo maior parte fase larval). Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo.

Da mesma forma, produtos vencidos atraem mais facilmente o caruncho. Por isso, uma ótima alternativa para armazenamento é usar embalagens de vidro hermeticamente fechadas. Isso porque um pacote de plástico pode ser facilmente perfurado pelo inseto. Ele costuma corroer, até mesmo, grãos mais duros.

O arroz pode ficar assim na despensa por até dois anos ou na geladeira por até dez. Apesar de o arroz durar bastante tempo, é melhor usá-lo o quanto antes. Isso também funciona com arroz integral, mas ele só continua fresco por seis meses na despensa e um ano na geladeira ou no congelador.

Como matar larva de mosca com água. A forma mais natural de eliminá-las é com água fervente, sendo que essa dica funciona melhor se os insetos estiverem na lata de lixo, onde é possível despejar a água fervendo. Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

então aquelas Lar vinhas é uma borboletinha que pousa no pacote de arroz eu não sei se já vem. da fábrica sabe gente isso jovem do próprio arroz mesmo aí. quando a gente faz no mercado já vem com aquelas borboletinha muita das vezes a gente compra a gente não ver. mais pessoal não precisa entrar em pânico.

Use um repelente natural
Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores.

Os inseticidas mais indicados para o controle dessas duas espécies de caruncho são pirimiphos-methyl e fenitrothion. Alguns países utilizam pós derivados de plantas ou seus extratos para o combate a estes insetos.

Como tirar caruncho de roupas? Faça uma mistura de água e vinagre branco, deixe a roupa de molho por uns 15 minutos. Após lave normalmente na máquina de lavar, utilizando OMO Lavagem Perfeita.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Os gorgulhos podem ser atraídos para sua casa se pedaços de comida, como farinha, cereal derramado ou grãos de arroz, estiverem espalhados pela despensa. Mantenha as prateleiras limpas para que não haja nada que possa atrair os insetos.

Para se reproduzir, esse tipo de caruncho deposita os ovos no grão, que, ao abrirem, depositam em média 280 ovos. O buraco é fechado por meio da produção de uma secreção gelatinosa, impedindo que os agricultores detectem os grãos afetados pela futura infestação.

Acúmulos de fungo em pias de cozinha e restos alimentícios que caem em locais que nem percebemos pode fazer com que as larvas apareçam, por isso, preste bastante atenção!

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias. O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar.

O que muitos não imaginam é que esse fator implica diretamente na qualidade final do produto. Às vezes, o arroz pode ficar com um cheiro estranho que, mesmo depois de lavado, interferirá no gosto da comida. Então, tão importante quanto o preparo correto, é a forma como guardamos o arroz”, destaca Maquardt.