Porque o Aradois saiu do mercado?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Os medicamentos estão sendo retirados do mercado após serem encontradas impurezas que, a longo prazo, podem trazer riscos para a saúde humana. Para evitar quaisquer problemas futuros, o medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado.

A presença do azido no insumo farmacêutico da losartana foi identificado no mundo em setembro de 2021. O contaminante pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria farmacêutica para fabricar o medicamento final.

Não há diferença entre losartana e arados são a mesma medicação, normalmente usada para controle da Pressão arterial, o que previne AVC.

Reações adversas de Aradois
Qualquer medicamento pode apresentar efeitos não esperados ou indesejáveis, denominados efeitos adversos. Alguns pacientes podem apresentar tontura, fadiga, atordoamento, erupções cutâneas, urticária, alteração de paladar, vômitos ou aumento da sensibilidade da pele ao sol.

O ARADOIS é o nome comercial da LOSARTANA fabricada pelo laboratório BIOLAB. O ARADOIS-H é a apresentação da mesma LOSARTANA, mas que inclui no mesmo comprimido a HIDROCLOROTIAZIDA, um diurético que potencializa os efeitos da LOSARTANA e também tem efeito anti-hipertensivo.

LOSARTANA POTÁSSICA 50MG 30 COMPRIMIDOS (SANDOZ) GENÉRICO ARADOIS.

Olá, são de famílias diferentes e tem efeitos distintos. A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.

Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição - Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati - apenas alguns lotes foram afetados. O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa. Assim como o número dos lotes que foram interditados cautelarmente.

Para Hipertensão (Gratuitos):
Atenolol 25mg; Hidroclorotiazida 25mg; Losartana Potássica 50mg.

Aurobindo Pharma; Laboratório Globo; Zydus Nikkho. Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição - Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati - apenas alguns lotes foram afetados.

Segundo a Agência, a medida foi tomada “devido a presença da impureza 'azido' em concentração acima do limite de segurança aceitável”. Os pacientes que utilizam o medicamento não devem interromper o tratamento, informou a Anvisa, já que a medida é preventiva.

A Sanofi Medley informou que está recolhendo do mercado três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana porque foram encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

Lotes de medicamentos dos laboratórios Aché; Biolab Sanus; Brainfarma; Cimed; Eurofarma; Geolab; Teuto Brasileiro; Prati, Donaduzzi e Cia estão na lista dos medicamentos que devem ser recolhidos do mercado, segundo a decisão da Anvisa.

Na maioria dos pacientes, Aradois H é bem tolerado. Os efeitos adversos podem incluir náusea, vômitos, cólicas, diarreia, constipação, dor de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga, urticária, erupção cutânea, alteração de paladar, visão turva momentânea ou aumento da sensibilidade da pele ao sol.

Aradois tem como princípio ativo o losartan. Já o Aradois H é a combinação de losartan com hidrocloratiazida (H), ou seja, dois anti-hipertensivos em um único comprimido. São nomes comerciais.

Tomar o aradois sem o diurético pode levar a aumento da pressão arterial. Siga sempre a receita médica e tome as medicações no horário.

Melhor hora para tomar remédio contra hipertensão é à noite, diz estudo

  • Voluntários que ingeriam o medicamento à noite possuíam um risco 45% menor de sofrerem ou morrerem de distúrbios cardiovasculares em geral.
  • A probabilidade de morte por AVC ao longo do estudo caiu 49%.

A dose máxima é de 1 comprimido de Aradois H 100/25 mg uma vez ao dia ou 2 comprimidos de Aradois H 50/12,5 mg uma vez ao dia.