Porque o apóstolo João é conhecido como apóstolo do amor?

Perguntado por: acorte3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

João ficou conhecido como o apóstolo do amor por esta virtude suprema ocupar lugar de destaque em seus escritos. Nenhum outro escritor bíblico enalteceu tanto as diversas formas de amor como ele. João é o exemplo para aqueles que muito cedo são chamados para o ministério da fé.

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Jesus não só o amava, confiava em João. Aquele jovem que junto com seu irmão Tiago um dia foi chamado por Jesus de "filhos do trovão" (Marcos 3:17), isso possivelmente nos mostra que teriam uma natureza explosiva, mas agora ele é chamado de o "Apóstolo do amor".

João viu um novo céu e uma nova Terra, e a cidade de Nova Jerusalém descer do céu. Ele também viu que Deus habitará com Seu povo e o consolará, e que a cidade celestial de Deus será estabelecida na Terra.

Em uma visão, o Apóstolo João viu seres glorificados adorando o Pai Celestial enquanto Ele estava sentado em Seu trono. Ele também viu um livro que estava selado com sete selos e o Cordeiro, ou Jesus Cristo, que é digno de abrir o livro.

Dizem que o nome mostra um pouco da personalidade de uma pessoa. João significa “O Senhor fez a graça”. Pelos seus escritos e forma de falar, alguns deduzem que João era de personalidade sensível.

João era um membro importante dos Doze Apóstolos originais de Jesus Cristo, alguém que tinha um relacionamento pessoal próximo com o Salvador e que desempenhava papéis importantes como Sua testemunha, como líder da Igreja e como revelador.

3º lugar - João - Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história. 4º lugar - Matheus - Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia.

Lucas

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo. São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Evangelho, podemos supor que João tinha cerca de 10 anos na ocasião em que acompanhou Jesus como discípulo. A expressão “o discípulo a quem Jesus amava”, pode ser entendida como “o discípulo predileto de Jesus”, i. e., o mais importante, o maior.

Oseias

Oseias - o profeta do amor - Ministérios Pão Diário.

É um amor semelhante ao de Deus. O apóstolo João usou essas palavras frequentemente. Em suas três cartas, a palavra amor aparece trinta e oito vezes, e todas são traduções das palavras agape ou agapao.

O contrário de amor é: Contrário de afeição: 1 aversão, antipatia, desafeto, desafeição, desapreço, desprezo, desamor, detestação, malquerença, inimizade, ódio, raiva, repulsa, horror, hostilidade, abominação, animosidade, execração, fobia, animadversão.

Moisés

ALGUNS PRINCÍPIOS, DOUTRINAS E EVENTOS IMPORTANTES. Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito.

Eis o texto.
Ao fazer isso, Jesus diz que Judas, um amigo íntimo, superará os outros apóstolos.

Aproximadamente 92% do conteúdo do evangelho segundo João não se encontra nos demais evangelhos. Isso provavelmente se deve ao fato de João tê-lo escrito para uso dos membros da Igreja, que já sabiam quem era Jesus Cristo. Esse era um público alvo muito diferente daquele dos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.

João descreve as condições da Igreja em sua época (ver Apocalipse 2–3) e escreve a respeito de acontecimentos passados e futuros (ver Apocalipse 4–22).

João ensina que, por meio da obediência podemos conhecer a Deus, ter comunhão com Ele e nos tornarmos como Ele. Nos últimos dias surgirão anticristos. O amor do Salvador por nós se manifesta por meio de Seu Sacrifício Expiatório.

João: Irmão de Tiago, era o mais jovem dos discípulos, e foi o último deles a morrer, possivelmente em Éfeso, de morte natural.