Porque o anticoncepcional incha a barriga?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Ficou chateada? Pois é. Isso acontece porque esse tipo de medicamento reduz a produção dos chamados hormônios anabólicos naturais do nosso organismo, como estrógeno e a testosterona. Essa é a razão pela qual o ganho de massa muscular na mulher que usa pílula pode não ser tão satisfatório.

Ganho de peso
Em teoria, os anticoncepcionais orais podem levar ao aumento da retenção de líquidos. Eles também podem levar ao aumento da gordura ou da massa muscular. No entanto, algumas mulheres podem relatar também a perda de peso ao tomar a pílula.

Para evitar a sensação de inchaço após o uso de pílulas anticoncepcionais, podem ser adotadas algumas medidas de acordo com o tipo de anticoncepcional, como por exemplo: Anticoncepcionais orais: Para tomar a pílula sem ficar inchada, deve-se fazer exercícios físicos com regularidade.

Então a dica é apostar em uma alimentação para diminuir o inchaço. Quando o objetivo é a redução de inchaço você ter uma dieta rica em alimentos diuréticos, aqueles que são capazes de eliminar o excesso de líquido do organismo. Frutas e verduras ricas em água são excelentes.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

A retenção de líquidos pode ser uma das causas, que pode levar a um ganho de até cinco quilos, além de ser responsável por outros efeitos, como inchaço nos seios e em outras partes do corpo. A retenção de água tende a ocorrer logo após o início do uso da pílula, mas costuma ser temporária.

O anticoncepcional atrapalha o emagrecimento? Entenda a relação. A princípio, não existem evidências científicas que comprovem a existência de uma relação direta entre a pílula e a gordura corporal. Ou seja, não existe comprovação de que o anticoncepcional atrapalha de fato o emagrecimento.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo. A pílula anticoncepcional é 100% eficaz? Não existe método 100% eficaz.

Acetato de Ciproterona: Diane 35, Selene, Diclin e a Artemidis (que possui grande composição estrogênica) Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais)

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

A identificação da retenção de líquido no corpo pode ser feita por você mesmo: pressione com o dedo polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e, depois, observe se a região ficou marcada. Caso positivo, pode significar que seu corpo está retendo líquidos.

A pílula anticoncepcional não engorda, o anticoncepcional é feito à base de hormônio, que pode reter líquidos na paciente. O que pode ocorrer é o fato da paciente se sentir mais inchada, devido a retenção de líquido, mas não há aumento de gordura.

Mas Karla Filgueiras explica que já no mês seguinte o corpo volta a funcionar bem e sozinho. "O ciclo seguinte já costuma ser comandado por nosso corpo. Em algumas pessoas, ele pode levar até 3 meses", explicou.

Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). A especialista ressalta, inclusive, os riscos associados ao método.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Bebidas, drogas e anticoncepcionais também podem ter efeitos indesejados. “O consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas também podem comprometer o desempenho da pílula. Mulheres que fazem uso frequente dessas substâncias devem ficar atentas”, alerta a médica.