Porque o ano começa no dia 1 de Janeiro?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

A comemoração ocidental tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, portanto, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.

Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano.

A contagem dos anos assemelha-se à ordem dos números inteiros com a excepção de que não existiu um ano zero - pelo que o ano 1 a.C. foi imediatamente sucedido pelo ano 1 d.C. ("d.C." de "depois de Cristo" - Anno Domini como é mais frequentemente referido em outras línguas, ou Era comum).

No ano de 46 a.C. o imperador Júlio Cesar decretou oficialmente o dia primeiro de janeiro como o primeiro dia do ano e não mais primeiro de março. O decreto procurava homenagear o deus Janus que despedia-se do velho e olhava para o novo, o futuro.

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa "acordar" ou "reanimar" (em sentido figurado). Assim, o réveillon é o despertar do novo ano. Inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite e que impedia que as pessoas dormissem.

Esta data é o Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, sendo assim, um feriado internacional, adotado por quase todas as nações do planeta. Neste dia, tomam posse os presidentes do Brasil e da Suíça, sendo que no caso do Brasil, também tomam posse os governadores.

O Réveillon ou Ano-Novo é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “acordar”, em referência à nova etapa de vida que se inicia.

O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.

Pelo Calendário Gregoriano estamos no ano 2020 depois de Cristo. Contudo, estima-se que cerca de 40 calendários diferentes sejam usados hoje no mundo, sem contar outros tantos que se perderam ao longo da História.

Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.

A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo"). Este sistema foi concebido por um monge no ano 525. Um sistema mais recente usa A.E.C., sigla para "Antes da Era Comum" e E.C.

Calendário Gregoriano
Este é o calendário cristão, adotado hoje pela maior parte das pessoas. O ano 1 marca o nascimento de Cristo (ainda que a data esteja errada…)

O ano 1, ou ano 1 d. C., foi o sucessor do ano 1 a.C. (já que, no calendário gregoriano, bem como no seu predecessor, o calendário juliano, o ano zero não existiu), sendo, assim, o primeiro ano da Era Comum (EC), do primeiro milênio e do primeiro século. É, ainda, o começo da era cristã / comum.

Tishrei

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Janeiro (em latim, Ianuarius) é nomeado após Janus, o deus dos inícios e transições na mitologia romana. Tradicionalmente, o calendário romano original consistia em 10 meses, totalizando 304 dias, sendo o inverno considerado um período sem mês.

Ano é o tempo que a Terra complete a sua volta (rotação) em torno do Sol. Nesse período a Lua descreve doze rotações em torno da Terra, Cada rotação da Lua em torno da Terra é considerado um mês do ano.

Primeiro lugar do mundo a comemorar o Ano Novo
Dois países insulares localizados no Pacífico Central, Kiribati e Samoa, são os primeiros lugares povoados do mundo a começarem um novo ano. Os relógios desses locais marcaram 0h do dia 1º de janeiro de 2023 quando aqui ainda eram 8h da manhã pelo horário de Brasília.

Que o ano novo que chega para nós venha com boas energias, com boas notícias e com bons momentos. Tudo se espera de uma noite de Ano-Novo. Um brinde a tudo o que passou e a tudo que ainda está por vir. Bem-vindo, 2023!

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Para os cristãos os acontecimentos são registrados entre o que aconteceu antes de Cristo (a.C.) e depois do nascimento de Cristo (d.C.). Para a história ocidental, as datas referenciadas antes de Cristo devem ser seguidas de a.C., já os fatos ocorrido depois não necessitam da sigla d.C.