Porque o amperímetro deve ser ligado em série com o circuito?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 12 votos

O amperímetro é sempre ligado em série porque nós queremos medir a mesma corrente que passa por uma certa parte do nosso circuito, de maneira que se eu quero saber qual é a corrente passando por um certo elemento do circuito ela tem de ser a mesma que vai passar em seguida, ou antes, pelo amperímetro.

Na hora de usar o amperímetro é colocado em série com os resistores e ele vai nos dizer qual é a corrente em amperes naquele ponto. Um amperímetro ideal tem resistência zero para poder não interferir na medição da corrente e é colocado em série com o elemento de circuito que se quer estudar.

O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível.

O circuito em paralelo é mais utilizado em instalações elétricas prediais e industriais, isso porque uma de suas vantagens, é a tensão elétrica em todas as cargas será a mesma,127V; 220V; 380V dependendo do circuito.

Para medir a corrente em um circuito elétrico deve-se ligar o amperímetro em série com o circuito. Contudo, esse aparelho possui em seu interior uma resistência elétrica, cujo valor deve ser acrescido à resistência do circuito ao realizar os cálculos.

Para medir a diferença de potencial ( tensão elétrica ) entre dois pontos de um circuito usamos um instrumento chamado de Voltímetro o qual deve ser ligado em paralelo com os pontos de medida circuito. Desta forma para não interferir na medida o instrumento deve ter resistência interna muito alta.

O amperímetro estabelece os valores de amperes e volts, tratando-se de um equipamento de medição de corrente. Já o multímetro está relacionado com a capacidade de realizar medições de outras grandezas elétricas, como resistência, sendo uma ferramenta utilizada para medir tensão.

O ohmímetro deve ser ligado em paralelo com o resistor.

Para medir o valor da corrente elétrica, o amperímetro deve ser conectado em série ao circuito. O amperímetro é um instrumento que possui um circuito e, portanto, tem uma resistência elétrica.

Confira o passo a passo de como usar o amperímetro:
Isole o fio o qual será medido a corrente elétrica – deve ser apenas um, se você tentar medir dois ao mesmo tempo o resultado não estará correto. Abra as pinças do alicate e coloque no fio escolhido. Atenção: a medição é sempre feita em série, nunca em paralelo.

Fórmulas da associação de resistores em paralelo

  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; Amperímetro: instrumento utilizado para medir correntes elétricas com escalas (ordem de grandeza) variáveis; Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.

Medir a resistência de um componente de um circuito ligado pode ter duas conseqüências. A primeira é que certamente, a corrente no circuito vai afetar a leitura e o valor da resistência lido não corresponde à realidade. A segunda, mais perigosa, é que a corrente circulante no circuito pode causar danos no multímetro.

O aparelho usado para medir o quão intensa é a corrente de um circuito, em amperes, é o amperímetro. Assim, liga-se o dispositivo ao circuito, em série. Pois ele irá registrar a quantidade de eletricidade que passar naquela parte do circuito. É possível usar também um alicate amperímetro.

Uma das principais vantagens da ligação em série é que, com a associação dos resistores, é possível aumentar a resistência total do circuito. Por outro lado, a desvantagem, como vimos, é que quando um ponto não funciona isso interrompe os demais.

A diferença entre o circuito em série e o circuito paralelo é a forma como a lâmpada recebe a carga elétrica, como são distribuídas a corrente de energia e a tensão. No caso de mais lâmpadas, o circuito em série acende todas com a tensão dividida. Já no paralelo, cada lâmpada tem acesso ao mesmo valor de tensão.