Porque o amor é uma decisão?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Amor é uma decisão que vai resultar em uma ação. Não se mova pela inconstância dos sentimentos, e nem tome uma decisão de se casar diante do medo e da carência. Saiba que o casamento só será cheio de alegria e de amor com a pessoa certa, porque, mesmo casando com quem se ama, muitos momentos difíceis existirão.

o amor move, pois gera forças para enfrentar situações negativas. Ele revigora e aumenta o desejo de superar obstáculos e desenvolver habilidades. Além disso, melhora a autoestima e ajuda no combate ao desânimo e a doenças. quando pensamos no amor como sinônimo de “amor saudável", só é possível ver efeitos benéficos.

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

Tomar uma decisão é algo muito importante, pois ela é capaz de solucionar uma situação adversa ou dar espaço para uma oportunidade e para o alcance de um objetivo, que pode ocorrer a curto ou longo prazo, tudo depende do contexto, por isso o poder de decisão é tão importante.

De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O amor verdadeiro é o reflexo de um carinho puro e de uma afeição incondicional que só descobrimos depois que presenciamos. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá à vida um verdadeiro sentido. O nosso coração descobre o amor verdadeiro quando as suas batidas entram no ritmo da paixão, do carinho e do afeto.

Só o amor não basta. É necessário inteireza, sincronicidade, transparência, honestidade, dedicação, paciência. Segundo Camilla Couto, é preciso entender que as relações são palco de aprendizados, que vêm e vão, e nos tornam seres humanos melhores e mais preparados para a vida.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O amor engloba tudo
É um sentimento enorme, de grandes proporções, que nos permite sentir todo tipo de emoções até poder transformá-las em um carrossel, que dá sentido à nossas vidas.

O amor pode, de fato, influenciar positivamente nosso bem-estar físico e mental de várias maneiras. O Amor é um presente divino que nos é dado, capaz de iluminar nossas vidas de uma maneira única e intensa.

O amor pra sua vida, proporciona as mesmas experiências, mas ao invés de te encher de dúvidas ele te preenche de certezas, te acalenta com abraços e aquece com a segurança de um "Eu te amo".

“Em geral, a psicologia entende o amor como um conjunto de sentimentos, pensamentos e comportamentos, muitas vezes relacionado a aspectos positivos da existência e que gera uma pluralidade de consequências na vida das pessoas”, esclarece.

O que é Eu te amo:
Normalmente, quando a frase "eu te amo" é trocada por um casal, significa que sentem o amor verdadeiro e que partilham o desejo de estarem sempre juntos.

Ocitocina, Dopamina, Adrenalina e Vasopressina, são disparados em 1/5 de um segundo para doze partes diferentes do cérebro, e juntos criam a sensação de amor. E o coração disparado? Tem explicação também! O coração, assim como o cérebro, está relacionado nesse complexo fenômeno do corpo humano.

O poder de decisão é muito essencial para manter a saúde física e mental, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Em situações mais complexas, tomar um veredito exige tempo, discernimento e análise. Além disso, em alguns casos as consequências podem ser altamente prejudiciais.

A verdadeira origem do amor é o coração, não esse órgão físico, pulsante, mas o centro dos sentimentos humanos. E esse sentimento precisa ser cultivado dia a dia, cuidado, alimentado e praticado. Muitos esperam que ele venha de fora, mas esquecem de, antes, produzi-lo internamente.

Quando estamos apaixonados, nosso corpo produz uma série de substâncias químicas que fazem com que nos sintamos diferentes. A Dopamina, Feniletilamina, Oxitocina são as substâncias relacionadas às manifestações do amor.

É uma sintonia entre a produção de determinadas substâncias pelo corpo e a interpretação social desses sinais. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, uma série de neurotransmissores e hormônios é disparada. Essa produção fora do comum explica a sensação causada de ter o corpo e a mente fora de controle.

dar certo. Tem que ter paciência, respeito, comunicação, e tem que abrir mão de algumas coisas.

Segurança psicológica nos relacionamentos é quando as pessoas constroem confiança e respeito mútuo. Conheça algumas características presentes em um relacionamento que há segurança psicológica: As pessoas não sentem medo de se expressar. Há abertura para expor o que sentem.