Porque o amido de milho é bom para assadura?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

- Ele pode ser utilizado como secante e também para potencializar a barreira quando aplicado sobre a pomada para assadura (aquelas com óxido de zinco, as chamadas pomadas de barreira) - explica Ana Elisa. Como prevenção, o amido deve ser passado diretamente na pele.

Ao contrário do que comentários afirmam no vídeo, não é indicado passar maizena na região íntima.

Amido de milho no banho do bebê
É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

Hidratação adequada. A prevenção às assaduras inclui hidratação adequada da pele. Para isso, deve-se priorizar o uso de cremes à base de petrolato, óxido de zinco e lanolina, além do conhecido talco, que é capaz de evitar o acúmulo de umidade na região em que é aplicado.

Esse ingrediente curinga é queridinho na cozinha de muita gente. Seja para fazer mingau, preparar cremes, engrossar caldos e molhos ou deixar o bolo mais fofinho, por trás de muitos pratos saborosos, está o amido de milho.

4 dicas de como tratar assadura nos bebês

  1. Deixe o bebê sem fralda para a pele respirar. As fraldas deixam a região mais abafada e causam atrito com as assaduras. ...
  2. Use pomada para assadura de bebê ...
  3. Leve o bebê para tomar sol. ...
  4. Faça infusão de camomila no banho do bebê

As assaduras de bebê costumam ser comuns quando o pequeno usa fralda, aparecendo manchas vermelhas no bumbum ou na região genital. Elas costumam aparecer com frequência por conta do contato direto com a acidez das fezes e urina, das temperaturas altas de verão e também pelo uso da mesma fralda por muito tempo.

Maizena é uma marca de amido de milho, bastante conhecida em todo o mundo. Foi criada em 1842 nos Estados Unidos e hoje pertence à empresa anglo-holandesa Unilever. Já a palavra maisena, derivada da marca Maizena, é um denominação genérica utilizada no Brasil para o amido de milho.

O amido de milho pode ser utilizado para manter a pele saudável ou contra leves irritações. Aliás, uma pasta feita com ele e um pouco de água alivia queimaduras por conta do sol, coceira devido à picada de insetos ou mesmo assaduras — que ocorrem especialmente em bebês.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Você pode usar o amido de milho como se fosse talco, cobrindo superficialmente as áreas afetadas. A vantagem da maisena é que não tem cheiro e nem outras substâncias químicas, que poderiam ser tóxicas para as crianças.

Você vai precisar de uma base para o talco, que pode ser amido de milho ou farinha de araruta. A diferença entre os dois ingredientes é que a farinha de araruta tem uma textura um pouco mais fina do que a do amido de milho, mas ambos apresentam o mesmo resultado.

Você não deve passar talco, açúcar, farinha, tapioca ou fubá no local da assadura, pois esses itens podem causar ainda mais irritação na pele do seu bebê. Caso a assadura venha a persistir por vários dias ou haja formação de bolhas na pele, é necessário levar o bebê com urgência a um médico pediatra.

Evite lenços e não use talco
O uso dos lenços umedecidos para evitar assaduras deve ser evitado, e eles só devem ser utilizados em situações especiais como, por exemplo, fora de casa, em momentos de passeio. Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.