Porque o Amazonas é tão quente?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

Localizado ao norte do Brasil, o estado do Amazonas é cortado pela linha do Equador, apresentando o Clima Equatorial quente e úmido, pois sofre influência da grande bacia hidrográfica, da evapotranspiração da floresta e da zona de Convergência Intertropical, que satura de umidade no ar, causando muitas chuvas.

A Amazônia situa-se na região equatorial e possui um clima quente e úmido, embora este comportamento não tenha sido uma constância durante os últimos 15.000 anos.

Porque Manaus fica apenas poucos quilômetros ao sul da linha do equador.

Portanto, os regimes de chuvas no Brasil dependem muito da Floresta Amazônica, pois é ela que emite a maior parte do ar úmido que se condensa em forma de chuva em outras regiões do país.

O inverno abrange os meses de dezembro a maio, aonde a temperatura continua alta, mas as chuvas são mais constantes. Lembrando que mesmo na época de seca, durante o verão, pancadas de chuva podem ocorrer no fim da tarde.

Diferença entre Amazônia e Amazonas
Muita atenção, galera: a Amazônia é um bioma que está presente em diversos estados brasileiros. O Amazonas é um desses estados que conta com o ecossistema, assim como Roraima, Rondônia, Acre, Pará, entre outros. Amazônia não é a mesma coisa que Amazonas.

Fatores que influenciam o clima da região Norte
O primeiro fator importante acerca do clima da região Norte refere-se às baixas latitudes. A proximidade com a linha do Equador faz com que essa área receba grande quantidade de radiação solar, tornando-se bastante quente (as médias anuais são acima dos 25 ºC).

Floresta Amazônica

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

Biomas

  • Amazônia. É o maior bioma do Brasil e abriga mais de 2.500 espécies de árvores e 30 mil de plantas. MAIS SOBRE A AMAZÔNIA.
  • Caatinga. Ocupa dez estados brasileiros, abriga 1.487 espécies de fauna e e 27 de milhões de pessoas. ...
  • Cerrado. Detém 5% da biodiversidade do Planeta e reconhecida como a savana mais rica do mundo.

Climatologicamente, o mês de março é mais chuvoso do que o mês de fevereiro, sendo 320,9 mm a média histórica para março. Contudo, o total de chuva registrado em março de 2022 foi de 402,4 mm.

O bioma amazônico presente nos países sul-americanos perdeu cerca de 52% da sua área de neve de 1985 a 2020. Sim, você não leu errado: também há neve na região.

Pontos de atenção para quem deseja morar em Manaus
Houve crescimento dos crimes violentos no primeiro semestre de 2022; As ruas estreitas ou não pavimentadas podem ser desfavoráveis a motoristas; O clima quente e úmido pode ser desfavorável aos amantes do frio.

de 1975

Friagem em Manaus fez história no ano de 1975. Saiba como foi o caso e a repercussão na época.

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

floresta Amazônica

Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo.

“Na própria Amazônia, haveria uma crise hídrica da água, o colapso da produção de agrícola e pesqueira, tornando a vida da população essencialmente inviável. Isso aumentaria enormemente as taxas de mortalidade e movimentos migratórios”, explica Mariana Vale.

Em Manaus, a temperatura mínima atingiu 21,08C. Hoje deve-se registrar a mínima histórica de 19C -que só ocorreu em 1961.

Foi o que aconteceu com a cidade mais ao Sul do Amazonas, Boca do Acre, que registrou as temperaturas mais baixas do ano no estado.

A menor temperatura em Manaus, no entanto, foi registrada em julho de 1975, quando o termômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 17,8 °C. Em 119 anos, foi o dia mais frio desde que a medicação era feita pelo instituto.