Porque o alface e roxo?

Perguntado por: icavalcanti . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A coloração arroxeada é devido à presença de antocianina, substância que além de ser responsável pela pigmentação arroxeada da folha, ainda possui ação antioxidante. A quantidade de antioxidantes na alface roxa é maior do que a alface verde.

Por ter coloração roxa, uma das vantagens dessa alface em relação às demais é a presença da antocianina - substância que, além de ser responsável pela pigmentação arroxeada, ainda conta com ação antioxidante para impedir o envelhecimento precoce e outras complicações no organismo.

ALFACE ROXA De cor diferentona, a alface roxa tem sabor suave e textura macia. É ideal para decorar pratos, saladas e até fazer suco. Possui antocianina, que é classificada como um antioxidante. ALFACE FRISADA Menos conhecida, porém elegante e saborosa, é fonte de cálcio, fósforo, ferro, vitamina A e C.

Alface-mimosa: tem o aspecto delicado e pode apresentar suas pontas na cor roxa.

Fato é que, de acordo com o professor de Química da Maurício Teruo Hayashi, do Colégio Anglo Indaiatuba, se você cortar com faca, pode acontecer a degradação de alguns componentes da alface, que podem até ter valor nutritivo considerável, “por meio de uma reação química com o metal da faca”.

O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.

A rugosa/crespa e a lisa são mais nutritivas do que a americana. No entanto, sua escolha não deve ser baseada nisto. Ao colocar a alface no prato você já está consumindo mais fibras e isso, além de beneficiar o intestino, também ajuda a controlar o peso.

“A alface utilizada no McDonald's é a americana. Ela não desmancha que nem outras alfaces e garante a característica de crocância e frescor”, conta a agrônoma Rosângela de Almeida.

Primeiro ponto, ninguém deve comer alface em grandes quantidades, pois contêm uma substância chamada lactucário (lactucarium), que pode ser toxica em grandes quantidades. Lógico que há vários tipos de alface, e a quantidade de lactucário vai variar de uma para a outra.

Dito isso, a resposta para a pergunta se gato pode comer alface é não. Não é recomendado dar alface aos gatos, porque não é ideal para a nutrição deles, além de que pode não ser um alimento muito atrativo para eles.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

Quais são os principais tipos de alface? Aprenda a usá-los nas receitas!

  • Americana.
  • Crespa.
  • Frisée.
  • Lisa.
  • Mimosa.
  • Romana.
  • Roxa.

4 folhas

Para obter todos os benefícios da alface citados anteriormente, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.

Nem sempre é possível encontrar em um só lugar as principais diferenças entre as cultivares do mercado.

R$ 5,74 un

ALFACE ROXA
R$ 5,74 un. Por Possuir Pouquíssimas Calorias (15 Calorias Por 100 Gramas), Esta Verdura Pode Ser Consumida A Vontade. Possui As Seguintes Vitaminas: A, C E Niacina.