Porque o álcool atrapalha o emagrecimento?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O excesso de bebida alcóolica atrapalha o emagrecimento e a busca por um corpo definido, mesmo nas pessoas que praticam exercícios com frequência ou que seguem uma dieta restritiva. Isso acontece porque as bebidas são ricas em calorias que não nutrem o nosso organismo e ainda sobrecarregam o fígado.

O álcool engorda pois aumenta o cortisol, um hormônio que cria gordura. Beber muito ou mesmo ocasionalmente aumenta a liberação de cortisol no corpo – o hormônio que quebra músculos e retém gordura.

Segundo a especialista, para não haver prejuízo à dieta, é necessário manter a moderação no consumo e, se possível, incluir a bebida como parte de sua cota de calorias. Evite tomar cerveja diariamente, tenha planejamento para isso.

Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago.

Isso acontece porque as bebidas são ricas em calorias que não nutrem o nosso organismo e ainda sobrecarregam o fígado. Além disso, geralmente quando as pessoas decidem beber uma caipirinha ou algumas cervejas, elas optam por algum tipo de petisco para acompanhar, o que também estimula o ganho de peso.

  1. Água de coco. ...
  2. Chá de Erva Cidreira. ...
  3. Chá de Hortelã ...
  4. Vegetais crucíferos. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Frutas Ricas em Vitamina C. ...
  7. Gengibre. ...
  8. Beterraba.

6 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL de sangue/hora, ou seja, quase 75-100ml de vinho por hora. E dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 6 horas para ser completamente eliminado do organismo.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

Ingestão excessiva está ligada a diabetes, câncer e doenças cardíacas. O consumo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o abuso de álcool e cigarro, segundo artigo publicado por médicos na revista científica “Nature” nesta quarta-feira (1º).

A cerveja Heineken engorda? Com base na tabela acima podemos concluir que a Heineken engorda tanto quanto as outras cervejas.

Sim, beber com frequência pode atrapalhar o processo de emagrecimento. Isso porque, cada grama de álcool é transformada em, aproximadamente, sete calorias. A quantidade de álcool existente em uma ou mais doses de cerveja, vinho ou destilado, por exemplo, pode prejudicar quem tem o objetivo de perder peso.

Se você quer beber mas não quer estragar a reeducação alimentar, deixe a cerveja de lado e vá direto aos drinks mais fortes e menos calóricos. Vinho branco, vodka, rum e gim são bons exemplos - você pode misturar com sucos ou refrigerantes de baixa caloria.

Consumir mais proteína
Alimentos ricos em proteína, como carnes, leite e ovos, são mais difíceis de serem digeridos do que hidratos de carbono e gorduras. Por esse motivo, a digestão de proteínas consome mais calorias, e aumenta o metabolismo. A recomendação é ingerir entre 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso.

Segundo Renata Branco, a ingestão de álcool causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, aumentando o inchaço abdominal. “Essa mistura de álcool, carboidrato e petiscos gordurosos sobrecarrega o fígado, fazendo com o órgão trabalhe mais para eliminar essas toxinas e a gordura”, alerta a especialista.