Porque o Alasca era da Rússia?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Em 1859, a Rússia ofereceu o Alasca para os Estados Unidos. Mas a guerra civil norte-americana atrasou a negociação. Até que, em março de 1867, o secretário de Estado William Seward concordou com a compra daquele território praticamente inexplorado.

No dia 30 de março de 1867, o então presidente dos Estados Unidos, Andrew Johnson, apresentou ao Senado uma proposta de compra de 1,5 milhão de quilômetros quadrados do Alasca, que na época pertencia à Rússia.

O Alasca, cuja capital é Juneau, é o maior estado estadunidense e, assim como o Havaí, apesar de pertencer aos Estados Unidos, não possui ligação territorial com esse país. Trata-se de uma península que faz fronteira com o Canadá e foi comprada pelo governo estadunidense em 1867.

Para fugir de confrontos e de perdas territoriais, o imperador da Rússia decidiu que seria melhor vender o Alasca aos Estados Unidos. Na época, a região era uma imensidão isolada que parecia não ter muita utilidade econômica. Após negociações, a Rússia decidiu vender o Alasca para os Estados Unidos por US$ 7 milhões.

Poder militar. O Alasca sempre foi considerado estratégico do ponto de vista militar. Acredita-se que, entre as razões pelas quais a Rússia vendeu a terra, estaria o receio de que o Reino Unido tivesse ambições expansionistas. Naquela época, os britânicos eram uma superpotência mundial e já controlavam o Canadá.

Fairbanks, Alaska
Localizada ao norte do Alaska, Fairbanks possui pouco mais de 30 mil habitantes, e também possui períodos em que a noite jamais dá as caras. Durante a época do sol da meia-noite, ocorrem vários festivais e comemorações, como o Festival do Sol da Meia-Noite.

inglês

3. Forte cultura indígena. Você sabia que mais de 100 dialetos são falados no Alasca? O inglês é a língua oficial e também a mais falada no estado, mas diversos povos indígenas da região falam dialetos próprios.

A Economia do Alasca, um estado norte-americano dos Estados Unidos, é baseada principalmente na extração de petróleo e gás natural. Representa mais de 80% das receitas do Estado, fazendo do Alasca o maior produtor de petróleo nos Estados Unidos.

O Estreito de Bering é um local do mar de Bering que separa o continente americano, mais precisamente o Alasca (EUA), do continente Asiático, mais precisamente o cabo Dezhnev (Rússia).

alasquiano | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1867

Este artigo foi útil? Ouça este artigo: A Compra do Alaska pelos Estados Unidos ocorreu em 1867 em meio a um período de crise do Império Russo. Na segunda metade do século XIX, o Império Russo atravessava uma fase de graves problemas financeiros.

Localizado na remota região de North Slope, no extremo norte do Alasca, o projeto traz a maior prospecção de petróleo das últimas décadas na região, podendo extrair até 180 mil barris por dia.

O Alasca está sujeito a terremotos e tsunamis por causa de sua localização na orla do Pacífico. Além disso, a presença de ursos pode ser comum e eles são perigosos, por isso nunca se aproxime deles ou de seus filhotes ou faça movimentos bruscos.

ALK Fórum de Discussão

NomePreçoVariação
ALK43,16+1,07

A distancia entre Alasca e Rússia é 5010 km.

A diplomacia e a compra possibilitaram a aquisição da Luisiana (1803), Flórida (1819) e Alasca (1867). A partir da guerra, os Estados Unidos conseguiram tomar territórios do México.

  • Anchorage
  • Juneau
  • Fairbanks
  • Ketchikan
  • Sitka
  • Wasilla