Porque o Alasca é tão frio?

Perguntado por: iaparicio . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A ocorrência de glaciares em terras alasquianas está ligada à sua localização geográfica no extremo norte do planeta, o que favorece as baixíssimas temperaturas registradas durante quase todo o ano.

No norte, o clima é polar e, no sul e litoral, o clima é temperado. As temperaturas médias variam de -24°C a 16°C, dependendo da região e do período do ano.

Em 1859, a Rússia ofereceu o Alasca para os Estados Unidos. Mas a guerra civil norte-americana atrasou a negociação. Até que, em março de 1867, o secretário de Estado William Seward concordou com a compra daquele território praticamente inexplorado.

O Alasca está sujeito a terremotos e tsunamis por causa de sua localização na orla do Pacífico. Além disso, a presença de ursos pode ser comum e eles são perigosos, por isso nunca se aproxime deles ou de seus filhotes ou faça movimentos bruscos.

A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

Rússia

Rússia está no topo da lista de países gelados
Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história.

2 – Ulaanbaatar: a capital mais fria do mundo
Com temperaturas negativas de até -40ºC, a capital e maior cidade da Mongólia, possui o título de capital mais fria do mundo.

Antártida Oriental

O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico, de acordo com um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.

3. Forte cultura indígena. Você sabia que mais de 100 dialetos são falados no Alasca? O inglês é a língua oficial e também a mais falada no estado, mas diversos povos indígenas da região falam dialetos próprios.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

A ocorrência ocorre a cada inverno por causa da inclinação do eixo da Terra. “A inclinação faz com que nenhum disco do Sol seja visível acima do horizonte”, de acordo com Chinchar.

A Economia do Alasca, um estado norte-americano dos Estados Unidos, é baseada principalmente na extração de petróleo e gás natural. Representa mais de 80% das receitas do Estado, fazendo do Alasca o maior produtor de petróleo nos Estados Unidos.

O Alasca produz petróleo, gás natural, carvão, ferro, ouro e cobre; a sua indústria pesqueira é importante. O monte McKinley, com uma altitude de 6194 metros, é o pico mais alto da América do Norte.

Localizado na remota região de North Slope, no extremo norte do Alasca, o projeto traz a maior prospecção de petróleo das últimas décadas na região, podendo extrair até 180 mil barris por dia.

Os animais selvagens no Alaska Wildlife Conservation Center
ursos pardos e negros. coiotes e lobos. veados, alces, renas, boi almiscarado, bisões. raposas.

O Alasca é uma região de paisagens lindas e pode ser um lugar muito interessante para morar fora do tradicional, principalmente por ser uma região pouco povoada. O local necessita de mão de obra especializada em diversas áreas profissionais.