Porque o agronegócio é um problema?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

As técnicas de cultivo inadequadas, o uso intensivo de máquinas e a não rotatividade das culturas produzidas no solo podem ocasionar o esgotamento dos nutrientes, compactação, erosão e aceleração da desertificação.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Logística e infraestrutura do transporte
A produtividade do agronegócio brasileiro tem aumentado devido ao crescente investimento em máquinas e ferramentas, automatização e tecnologia. Mas os problemas com logística e infraestrutura do transporte impedem o Brasil de ser mais competitivo nesse setor.

Bora entender quais são os desafios do agronegócio em 2023?

  • Aumento de preço dos insumos.
  • Problemas de logística.
  • Inflação ainda preocupa.
  • Guerra da Ucrânia ainda impacta o mercado negativamente.
  • Impacto do agronegócio no PIB brasileiro.

O agronegócio é o conjunto de atividades econômicas que derivam ou estão conectadas à produção agrícola e seu comércio. Trata-se de um importante pilar da economia brasileira. Aliás, engana-se quem pensa que o agro restringe-se à fazenda e à colheita.

Considerando-se os desempenhos da economia brasileira e do agronegócio, a participação do setor no total alcançou 24,8% em 2022, abaixo dos 26,6% registrados em 2021. Enquanto o PIB do ramo agrícola recuou expressivos 6,39%, o do pecuário avançou 2,11%.

Atrás da agropecuária (97%), as causas principais foram o garimpo (0,5%), a expansão urbana (0,4) e a mineração (0,1%). No discurso oficial, as gigantes do agronegócio garantem fazer de tudo para bloquear a compra de gado de fazendeiros que desmatam fora da lei.

O fortalecimento do agronegócio está intimamente ligado às soluções tecnológicas. Uma das mais latentes é a expansão da conectividade no campo, que promete trazer até 2026, mais de R$ 100 bilhões para o valor de produção agrícola no país, segundo estudo realizado pela Esalq/USP.

De acordo com o CEPEA/USP, o setor do agronegócio emprega 20% da força de trabalho brasileira, somando 18,74 milhões de pessoas em 2022, aumento de 1 milhão de pessoas, quando comparado ao mesmo período de 2021. O setor remunera melhor que a média nacional e atualmente busca mão de obra capacitada.

No agronegócio, podemos dizer que temos quatro grandes problemas na agricultura: logística, armazenagem estática, problemas no seguro e custo do crédito.

Quando se fala de vantagens e desvantagens do agronegócio no Brasil, nós podemos destacar o desemprego e êxodo rural, devido à mecanização, doenças advindas de alimentos contaminados por defensivos e um aumento de conflitos agrários por posse de terras.

OBJETIVO DO AGRONEGÓCIO: Gerar desenvolvimento, renda e emprego para cada uma das regiões do Brasil. Buscar alternativas para diversificar a fonte de renda do produtor agropecuário brasileiro. Nas últimas décadas passamos de um importador de alimentos para o grande celeiro do mundo.

As técnicas de cultivo inadequadas, o uso intensivo de máquinas e a não rotatividade das culturas produzidas no solo podem ocasionar o esgotamento dos nutrientes, compactação, erosão e aceleração da desertificação.

Agronegócio - na literatura científica - junção de diversas atividades produtivas que estão ligadas à produção de produtos derivados da agricultura e pecuária.

Isso ocorre por conta do uso excessivo de agrotóxicos na produção de alimentos em larga escala. Nessa dimensão da realidade, o agronegócio se destaca pelos grande investimentos em áreas de plantio e gastos massivos com agrotóxicos.

Por outro lado, o Agronegócio contrapõe o modelo familiar de produção. Isso porque esse modelo trabalha com monoculturas em imensos latifúndios, desmatando florestas, empobrecendo o solo e utilizando altas e crescentes quantidades de agrotóxicos.

Enquanto o agronegócio avança e concentra maior renda, o campo perde postos de trabalho. Segundo o IBGE, houve redução de 1,4 milhão de vagas de trabalho no campo entre os dois censos — atualmente o Brasil possui 15,1 milhões de trabalhadores rurais.

O setor vem ganhando os holofotes, devido às suas capacidades de expansão de produtividade e produção e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões. O Agronegócio encontra-se atualmente como o maior negócio da economia brasileira, sendo uma das principais locomotivas do progresso do país.

Na Amazônia Brasileira a principal atividade responsável pelo desmatamento é a pecuária. Esse trabalho analisa a evolução das causas imediatas do desmatamento da Amazônia, utilizando-se de regressões lineares com dados em painel.

Os índios Krahô que vivem na reserva nacional no nordeste do estado do Tocantins denunciaram ontem ao Ministério Publico Federal que a expansão do agronegócio tem provocado à contaminação por agrotóxico dos rios e córregos que banham a reserva.

Emissão de gases do efeito estufa
A pecuária é a responsável por 14,5% de toda a emissão de gases do efeito estufa no mundo. Dentro desse setor, 65% das emissões vêm da criação de animais para carne, leite e outros produtos, como esterco.