Porque o açúcar se dissolve na água?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A sacarose (açúcar) se dissolve bem na água também porque possui vários grupos OH em sua estrutura, que realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água, o que facilita sua dissolução.

Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.

Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.

Isso nos mostra que o sal é realmente polar, toda ligação iônica é polar, pois existe a diferença de carga elétrica no composto. Já no caso da água, a ligação existente é covalente, na qual dois átomos de hidrogênio compartilham elétrons com um átomo de oxigênio.

O açúcar é um composto orgânico, e derrete a uma temperatura muito mais baixa: 185º C. O sal é inorgânico. Compostos inorgânicos requerem mais energia (no caso, calor) para passarem para o estado líquido.

Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.

A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.

A solubilidade é uma propriedade física da matéria que indica a quantidade de soluto dissolvida em um determinado solvente. Solução é uma mistura homogênea formada por um solvente (material que dissolverá outro) e um soluto (material que será dissolvido).

Compostos moleculares são classificados de acordo com a polaridade.

  1. Moléculas Apolares: não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos.
  2. Moléculas Polares: existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.

A sacarose (que é apenas um dos muitos tipos diferentes de açúcares) é mais solúvel (em termos de massa - veja abaixo) em água à temperatura ambiente do que o sal de mesa (cloreto de sódio).

No entanto, há uma definição no CRC Handbook of Chemistry and Physics que é recomendada, no qual uma substância é considerada solúvel se mais de 1% do material puder ser dissolvido em água, e considerado insolúvel se 1% ou menos do material puder ser dissolvido em água.

Hidrólise é um fenômeno químico no qual uma molécula é quebrada em moléculas menores na presença de água. A água é o principal reagente de uma reação de hidrólise.

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial ( ) junto ao átomo de oxigênio, por causa dos pares de elétrons não-compartilhados, e tem cargas positivas parciais ( ) junto aos átomos de hidrogênio.

Soluto e solvente são as partes que compõem uma solução. Uma solução pode ser definida como a mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Assim, em uma solução, a substância que se dissolve é o soluto, enquanto o solvente é a substância na qual o soluto se dissolve.