Porque o açúcar ajuda na cicatrização?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

A ingestão de açúcar provoca um processo inflamatório dentro das células, o que atrapalha as células e tecidos em processo de cicatrização. Esse é o grande motivo para você evitar comer alimentos ricos em açúcar enquanto está em processo de cicatrização de uma ferida.

Aplicar calor na ferida por 15 minutos
Aplicar uma compressa morna sobre o curativo ou sobre a ferida por 15 minutos ajuda a aumentar o fluxo de sangue para a região, aumentando a quantidade de nutrientes e células no local, acelerando a cicatrização.

Para ter efetividade no controle de bactérias, o curativo com açúcar deve ser trocado a cada 2 horas, ou seja, 12 trocas de curativos durante 24 horas….

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

A água salgada ajuda também na cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água, como o iodo e o cloreto de sódio, têm efeito antisséptico e cicatrizante, contribuindo com a cura de ferimentos e machucados.

Açúcar em ferimentos ajuda a estancar o sangue e.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Carne vermelha
A carne de porco e a carne vermelha em excesso são alimentos que atrapalham a cicatrização porque aumentam a inflamação no organismo. Isso aumenta o risco de doenças e também interfere no processo de cicatrização que pode ser mais difícil e mais lento.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

A inflamação estimula a atividade dos melanócitos, fazendo com que estas células produzam mais melanina, a proteína responsável pela cor da pele e dos cabelos. Este pigmento em excesso acaba escurecendo a cicatriz e a região ao redor desta.

Presença de pus indica que o local está infeccionado e de que o seu corpo está combatendo aquela infecção. Alerta vermelho se a ferida exala um odor forte ou ruim. Este é outro sinal de infecção. Fazer a higienização do local machucado é a primeira providência para que ele não fique infeccionado.

a esfoliação de açúcar é uma forma de remover as células mortas acumuladas nos poros do rosto ou resto do corpo com a ajuda do atrito causado pelos grãos de açúcar passando em movimentos circulares pela sua pele. obviamente, o açúcar puro é muito agressivo à pele, principalmente do rosto, além de não deslizar nadinha.

Lave o ferimento imediatamente com água e sabão. Aplique uma pequena quantidade de pomada antibiótica, conforme a orientação de seu médico. Cubra o ferimento com uma faixa ou gaze. Mantenha sempre o ferimento limpo e seco.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.

O processo leva uns três dias e pode deixar a ferida inflamada. É nesse período que surge a casquinha, formada por sangue coagulado e ressecado.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.