Porque o abscesso fica duro?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

Os abscessos "maduros" têm flutuação à palpação e a pele que os reveste torna-se mais fina. Têm ocorrência mais comum na pele, mas podem atingir qualquer tecido. Dificilmente há remissão espontânea, com a reabsorção (se pequenos) ou fistulização.

O melhor indicativo da boa evolução é a melhora da dor que havia antes da drenagem. O ardor provavelmente é causado pela ferida em cicatrização. É importante observar que se a dor começar a aumentar, apresentar inchaço, vermelhidão e calor pode ser sinal de que está recolecionando (formando novo abscesso).

Normalmente a partir de 3 dias a melhora é significativa. Alguns casos podem demorar mais ou menos tempo.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

O que acontece se um abscesso não for drenado? Caso não seja tratado corretamente e a tempo, um abscesso pode evoluir na região afetada da boca, causando o acúmulo de mais pus, e consequentemente o agravamento da infecção, que pode sair do controle e causar inchaços na região do rosto.

A maioria dos abscessos vai continuar a piorar sem cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguínea. Se a infecção se espalha para o tecido mais profundo, você pode desenvolver febre e começar a se sentir mal.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

O que é abscesso? Um abscesso é um cisto de tamanho variável que abriga em seu interior pus e outros resíduos da atividade do corpo humano.

Se não forem tratados, os abscessos muitas vezes seguem para a cabeça e se rompem, liberando um líquido espesso branco ou rosado. As bactérias podem propagar-se a partir do abscesso e infectar o tecido circundante e os nódulos linfáticos. A pessoa pode ter febre e sentir mal-estar geral.

Sintomas de abscesso

  1. Caroço sob a pele, contendo pus branco ou amarelado;
  2. Dor e inchaço no local afetado;
  3. Vermelhidão ao redor do abscesso;
  4. Aumento da temperatura no local;
  5. Febre alta;
  6. Calafrios;
  7. Ínguas próximo ao local do abscesso;
  8. Mal-estar geral.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Se você está com uma bartholinite e um abscesso na glândula de Bartholin, o abscesso tem ser drenado. A punção com agulha alivia momentaneamente o problema. O orificio da punção com a agulha irá fechar, a secreção purulenta voltará a se acumular e o inchaço irá retornar.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

Alguns remédios podem ser utilizados para eliminar a infecção que originou o abscesso. Alguns medicamentos que podem ser usados são: cloridrato de moxifloxacino; Bactrim; Clavulin; Nebacetin e outros.

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Como limpar o pus

  • Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  • Lavar o local com água e sabão neutro;
  • Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  • Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

O que fazer? Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

As principais pomadas furúnculo são:

  1. Nitrofural. O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, como furúnculos, impetigo ou piodermite, ou para o tratamento complementar de queimaduras de segundo ou terceiro graus. ...
  2. Bacitracina e neomicina. ...
  3. Mupirocina. ...
  4. Gentamicina.