Porque o 158 não atende?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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Informamos que devido à enorme demanda de ligações e por termos um número limitado de canais de atendimento simultâneos para atendimento de ligações originadas de todo o território nacional, tem ocorrido um congestionamento das linhas telefônicas nos horários de pico, em geral de 10 às 17 horas.

Central de telefone 135 INSS
O atendimento da central funciona através do telefone 135, e atende das 07h às 22h, de segunda-feira a sábado, conforme horário de Brasília. Esse é o único canal oficial de telefone do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.

É a Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo MTE.

Atendimento Telefônico:
Por meio da Central Atendimento Alô Trabalho, pelo telefone 158, de abrangência nacional.

O Ministério do Trabalho informa que o agendamento eletrônico para o atendimento presencial em suas unidades para o seguro-desemprego é gratuito. Nenhuma taxa é cobrada para agendamento, nem para habilitação do beneficio.

Entre em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, escrevendo na página do link http://trabalho.gov.br/contato, pelo e-mail trabalho.sp@mte.gov.br e também pelo telefone 158.

Para encaminhar sua mensagem ao Ministério do Trabalho e Previdência, por favor preencha o formulário abaixo. Se você está usando o MacBook ou iPhone e o formulário não aparece abaixo, tente acessar a partir de um computador com Windows ou celular Android. Não deixe de conferir sua caixa de spams.

O acompanhamento do seu pedido de informação pode ser realizado por meio dos seguintes canais de contato: Disque-Ouvidoria (0800-644-3444 opção 9 para telefonia fixa), 61-3043-8600 opção 9 para telefonia móvel/fixa, ou pelo email ouvidoria@tst.jus.br.

Central de atendimento 156
Atendimento telefônico 24h para solicitações, reclamações e dúvidas sobre diversos assuntos relacionados à cidade de São Paulo. Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156.

Pelo telefone 158, o canal oficial do MTE, chamado “Alô Trabalho”, escolha a opção “Agendamento Carteira de Trabalho”. Depois siga informando os dados solicitados e será feito o agendamento.

0800 726 0207

Por meio do telefone 0800 726 0207, que é o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Caixa Econômica Federal, é possível receber atendimento o tema.

Portal Emprega Brasil. O que você procura?

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Solicite o benefício

  1. Portal Gov.br.
  2. Aplicativo Carteira de Trabalho Digital, nas versões Android ou iOS.
  3. Presencialmente, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, após agendamento de atendimento pela central 158.

Atualmente para encaminhar o Seguro-Desemprego o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação.

Você pode acompanhar a análise do seu recurso do seguro-desemprego pelo portal de serviços ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O tempo médio de análise de recurso seguro-desemprego dependerá do tipo de notificação, mas em regra a análise dura em torno de 30 dias.

O prazo máximo para resposta é de até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, desde que justificado.

Ministério Público do Trabalho (MPT)

  • Assédio moral;
  • Discriminação no trabalho;
  • Exploração do trabalho infantil e de adolescente;
  • Meio ambiente inadequado para o trabalho;
  • Fraudes trabalhistas;
  • Conflitos coletivos de trabalho;
  • Irregularidades do trabalho na Administração Pública;
  • Terceirização ilícita de trabalhadores.