Porque o 14-Bis tem esse nome?

Perguntado por: aapolinario2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

História. O voo do Oiseau de Proie III na capa do Le Petit Journal de 25 de novembro de 1906. O 14-bis era inicialmente constituído por um aeroplano unido ao balão 14, em testes feitos por Santos Dumont em meados de 1906 – daí o nome "14-bis", isto é, o "14 de novo".

O monumento 14 Bis, avião inventado por Santos Dumont, passa por uma nova restauração. A réplica, localizada na Praça Bagatelle, de cidade de nome homônima, foi construída no final da década de 1990 e homenageia o pai da aviação.

Como funcionava o sistema de voo do 14-Bis? O motor que fez o 14-Bis voar foi um Antoinette náutico de 50 cavalos-vapor (kW) de potência movido a gasolina. Ele tinha 8 cilindros em "V", sendo quatro em cada lado, que geravam 1.500 rotações por minuto (rpm).

Localizado na cidade de Manaus - AM, o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) teve sua origem na Província do Mato Grosso, em 1754, com a criação da "Companhia de Pedestres".

Nessa declaração, Ernest aproveitou para criticar, indiretamente, os irmãos Wright que reivindicaram a autoria do primeiro voo. A revista Cruzeiro, na edição do dia 7 de abril de 1971, traz o depoimento de Antoinette Gastambide, filha de Jules Gastambide, que financiou a construção do motor usado no 14 Bis.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Ele resolve um problema secular. Além disso, a descoberta permitiu a era das navegações aéreas", afirma. Segundo o que Visoni pesquisou, Alberto Santos Dumont disse, em várias entrevistas, inclusive pouco antes de morrer, que a maior felicidade dentre todas as emoções foi a conquista da dirigibilidade.

Considerado o maior inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, o “pai da aviação”, é conhecido em todo o mundo por suas fundamentais contribuições no ramo.

No Brasil, Santos-Dumont é considerado o inventor do avião, enquanto nos Estados Unidos e em muitos outros lugares os irmãos Wright recebem esse crédito. Ambos fizeram contribuições monumentais para o campo da aviação e ajudaram a lançar a era da aviação moderna”.

Flyer III

O primeiro avião (de verdade) do mundo foi o Flyer III, projeto posterior dos irmãos Wright. Em 5 de outubro de 1905, Wilbur voou por 39 minutos sobre um campo em Dayton, nos Estados Unidos (pois é, isso também foi antes do 14-Bis).

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

Por seus próprios meios motrizes, o 14-Bis rolou por 100 metros e levantou vôo, tendo percorrido 60 metros em 7 segundos, em um vôo nivelado a poucos metros do solo.

O 14-bis foi construído de bambu e pinho unidos por soquetes de alumínio e coberto com seda japonesa. Avião moderno é na maioria feita de alumínio e fibra de carbono ou compostos de fibra de vidro.

Não se casou nem teve filhos. Seu pai, Henrique Dumont, faleceu no Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, em 1902; sua mãe, Francisca Santos, suicidou-se na cidade do Porto, em Portugal, aos 67 anos, no mesmo ano.

Sua embalagem tradicional traz vinte unidades. Embora tradicionalmente o sabor seja chocolate preto, há, atualmente, outras opções de sabor, como chocolate branco (chamado de Laka), laranja, morango e avelã. Recentemente, foi lançado o sabor limão.

Tem Bis pra todo gosto!
Quando foi lançado, em 1942, o chocolate contava apenas com 3 biscoitos. Mas de tão gostoso, os fabricantes precisaram aumentar o número de wafer. Atualmente, a caixinha conta com 20 unidades, e cada unidade pesa aproximadamente 7,5g, ou gramas.

Feita de bambu e coberta com seda envernizada, voava com um motor de 25-30 cv e pesava apenas 115 quilos. “O 14-Bis foi o marco inicial da aviação, mas a obra-prima de Santos-Dumont foi a Demoiselle”, confirma Marcos Villares Filho, sobrinho-bisneto do aviador.