Porque not desliga sozinho?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

O seu notebook pode estar desligando sozinho para evitar o superaquecimento. Os componentes do notebook produzem calor durante o funcionamento, e se o aparelho percebe que esse calor está saindo do limite, ele desliga sozinho para que as peças não queimem.

Faça tarefas comuns no sistema para aumentar o uso do processador e vá monitorando, geralmente o equipamento desliga quando a temperatura chega próxima de 80ºC – 90ºC. Se o notebook não consegue ficar ligado tempo suficiente para fazer a medição, é mais um indício que o problema esteja mesmo relacionado a temperatura.

Quando a temperatura interna ultrapassa um determinado limite, o notebook pode até desligar para proteger os componentes do superaquecimento. As causas mais frequentes são sujeira no interior do equipamento, obstrução da ventilação e pasta térmica vencida, dentre outros. Na dúvida, procure um técnico especializado.

Posso ligar e desligar o notebook todos os dias? As baterias do notebook são projetadas para serem utilizadas e devem ser descarregadas e recarregadas ocasionalmente. Caso contrário, há uma alteração no desempenho da bateria, e a diminuição da sua vida útil.

Do mesmo modo, estando ligado 24h por dia, o notebook vai demandar muita energia. Ou seja, o usuário vai precisar conectar o carregador várias vezes, o que certamente vai implicar um aumento no gasto de energia elétrica. O ideal, então, é que sejam feitas pausas ao longo do dia.

Se seu carregador de notebook simplesmente para de responder e não dá mais mostras de que esteja ligado normalmente, é indício de que o carregador queimou. Verifique se a peça apresenta algum defeito físico, incluindo os cabos e conectores.

Quanto ao tempo de fato de vida útil da fonte: ele pode variar bastante. As baterias, por exemplo, tem sua vida útil contadas em ciclos, e até o desgaste de todos esses ciclos acontecer, o componente costuma funcionar por um período de 3 a 5 anos, a depender, também, dos cuidados por parte do usuário.

Esfriar ambiente
Se o notebook ficar no seu quarto e ele for uma estufa, o computador pode esquentar até mesmo fechado. Então, a primeira dica é esfriar o cômodo onde o laptop está. Manter janelas abertas e um ventilador (seja de chão ou teto) ligado já ajuda no refresco. Se o local tiver ar condicionado, melhor ainda.

Quando o equipamento está quente, ele perde muito desempenho para proteger as peças internas e tentar diminuir a temperatura sozinho. Contudo, é possível aplicar medidas que podem prevenir essa falha, aumentar a vida útil de funcionamento do aparelho e dispensar gastos com uma manutenção corretiva.

O superaquecimento pode ser causado por diversos fatores, como: acúmulo de poeira nas saídas de ar, pasta térmica seca ou uso sobrecarregado da máquina, que force seus componentes a trabalhar em temperaturas mais altas.

A resposta mais simples e rápida é: não, não faz mal usar o notebook ligado na tomada. Esse malefício é tão fictício quanto o “efeito memória” em smartphones. Baterias de lítio, seja íons ou polímero, são muito mais “espertas” do que parecem.

O que prejudica sua bateria é descarregá-la completamente
Manter uma bateria descarregada por muito tempo pode causar danos irreversíveis à bateria. Ou seja, deixar a fonte do notebook ligada por bastante tempo será menos prejudicial do que deixar seu notebook descarregar completamente.

Obviamente manter o PC ligado direto por longos períodos envolvem um maior gasto de energia elétrica, então se você está preocupado com o orçamento, essa não é uma boa ideia. Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia.

7. Se for utilizar o notebook o dia todo, evite ligá-lo e desligá-lo com muita frequência em um curto prazo. Essa inicialização constante é capaz de prejudicar alguns componentes da sua máquina. Prefira hibernar o seu notebook.

Cada fabricante de placa mãe terá diferentes códigos de bipe para vários erros de hardware. Outro grande sinal é caso o seu PC não faça POST de forma alguma e a luz de alimentação da placa mãe não esteja acesa. Além disso, caso identifique algum cheiro de queimado, pode ser também da placa mãe.

O superaquecimento é um dos principais problemas que podem fazer com que a placa mãe queime, por isso é preciso evita-lo ao máximo. Só que, além do acúmulo de sujeira, existem outras causas para o superaquecimento.

Quando ocorre um curto-circuito nesse componente, o computador pode travar e desligar aleatoriamente, sem que a temperatura suba ou apareçam outros sintomas. Em alguns casos, a máquina nem liga. Por mais que seja raro, o curto pode queimar partes importantes, inutilizando a placa como um todo.