Porque nós sonhamos quando dormimos?

Perguntado por: ojesus . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Segundo a teoria freudiana, os sonhos revelam insights sobre desejos e emoções ocultas. Outras teorias proeminentes sugerem que os sonhos auxiliam na formação da memória, na solução de problemas ou simplesmente são um produto da ativação cerebral aleatória.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos.

Pesadelos são comuns, mas quando frequentes e atrapalham a qualidade do sono, é necessário investigar o que pode estar desencadeando. Você pode estar desenvolvendo Transtorno de Pesadelo, que é quando a pessoa sente graves desconfortos e compromete as atividades rotineiras.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

É possível, sim, que haja certa constipação de sonhos, ou seja, pessoas que sonham realmente pouco. Em geral, isso estará atrelado a algumas situações específicas, como idade muito avançada, algum tipo de transtorno mental ou trauma que tenha afetado as regiões do cérebro envolvidas organicamente na produção onírica.

Drauzio – Existem pessoas que não sonham? Flávio Alóe – A não ser que estejam sob medicação ou tenham alguma doença orgânica, todas as pessoas sonham de quatro a seis vezes numa noite normal de sono. Os antidepressivos podem inibir o sono REM no início do tratamento, mas aos poucos ele vai sendo recuperado.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

Cientistas acreditam que os sonhos acontecem porque o cérebro está organizando suas memórias e informações armazenadas durante o sono. Como se fosse uma grande faxina em que as coisas importantes são armazenadas em gavetas, e as irrelevantes vão para o lixo.

Um sonho bem sonhado é capaz de romper as barreiras do pensamento e modificar completamente o mundo real. É o início de qualquer grande mudança. Tudo que nos motiva na vida começa com um sonho. Sonhar nos encoraja a ter esperança, dá sentido às nossas decisões e explica nossas ações.

Como escolher seus sonhos

  1. Invente um símbolo onírico. ...
  2. Ainda acordado, mentalize a ideia de ter um sonho lúcido. ...
  3. Vá dormir, sem se fixar demais na obrigação do sonho lúcido. ...
  4. Uma hora, você estará sonhando, verá o objeto, e o sonho vai se transformar em lúcido.

Mas desenvolver essa capacidade também pode ser uma boa forma de terapia para quem sofre com pesadelos.

  1. Verificar se você está acordado com frequência ao longo do dia.
  2. Acordar após cerca de cinco horas de sono, passar alguns minutos em pé e então dormir novamente.
  3. Praticar a MILD: Indução mnemônica de sonhos lúcidos.

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Dormir ajuda o corpo a se recuperar, ao cérebro a armazenar as informações do dia, além de reduzir o risco de problemas como doenças cardíacas e diabetes.

O sonho recorrente com algo ou alguém pode simbolizar algum aspecto dessa pessoa que desperta algo em você agradável ou desagradável,mas o fato desse sonho ser repetitivo pode ser uma "pegadinha" de sua mente que foca sua atenção nesse assunto o que pode levá-la a gravar essa informação como importante e você continua ...

Continuar lendo Por que nós sonhamos?