Porque no meio de frase Qual é?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi. Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.

Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão. Exemplo: Gostaria de saber o porquê dele não falar mais comigo.
...
Exemplos:

  1. Não fui à escola ontem porque fiquei doente.
  2. Leve o casaco porque está frio.
  3. Não preciso de mais exemplos porque já entendi.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

1 em que. Exemplo: O envelope no qual eu guardei o dinheiro desapareceu. Faz referência a um local: 2 onde.

2 sinônimos de o qual para 1 sentido da expressão o qual: Pronome relativo: 1 que, a qual.

1 sinônimo da palavra a qual: Pronome relativo: 1 que.

Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final.

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.

A forma correcta de escrita da palavra é "estou". singular do presente do indicativo: eu estou. Verbo estar - Presente do indicativo: .

A construção correta é há dez anos. O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão.

Ou seja, utiliza-se sempre onde para se referir a lugares, mas pode substituir-se por em que ou no qual, permanecendo a frase correta do ponto de vista gramatical e semântico. O mesmo não acontece com em que e no qual, que devem ser aplicados em situações que não se referem a lugares.

1 em que. Exemplo: A pasta na qual eu guardei o dinheiro desapareceu. Faz referência a um local: 2 onde.

Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.