Porque no lugar da cirurgia fica duro?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O endurecimento ao redor de uma ferida cirúrgica pode ser normal ou pode sinalizar alguma complicação local, atrasando a cicatrização. Essa região precisa ser examinada por um cirurgião para ver se é necessário algum tratamento ou exame específicos.

Pode ser um abscesso, cisto sebáceo infectado, furúnculo, fibrose, ... É melhor procurar um médico para ter o diagnóstico e tratamento adequado, em alguns casos pode até ser necessário tomar antibiótico ou fazer uma pequena cirurgia.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Olá. Região endurecida ao redor dos pontos de sutura pode ser hematoma local, já que tem apenas 16 dias pós-operatório. Procure seu médico para fazer o exame físico e avaliar melhor sua ferida operatória.

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Após a realização de uma cirurgia, o local operado costuma sofrer um inchaço, o que é completamente normal. Conforme explica o ortopedista Guilherme Maretti, o edema pós-operatório acontece porque cirurgia causa um trauma nos tecidos em que ela foi realizada.

Sim, é normal sentir fisgadas, coceiras ou pontadas leves na cicatriz. Leva alguns meses para finalizar totalmente a cicatrização, desde que não saia secreção no local. Ainda assim pode ficar uma sensação diferente na incisão para sempre.

O granuloma é comum após cirurgia e não é grave. Provavelmente está sendo causado por um ponto interno, que na grande maioria dos casos é absorvido sem problemas. Geralmente regride espontaneamente, porém em alguns casos poderá ser necessário uma pequena intervenção cirúrgica com anestesia local.

Principais sintomas da hérnia incisional
A característica determinante é o surgimento de um caroço na cicatriz de uma cirurgia. A depender do tamanho, ela pode apresentar dor ou não e, geralmente, estará relacionada a esforço físico.

Existem algumas hipóteses como um granuloma inflamatório ou por conta de fio cirurgico, ou mesmo algum tipo de tumoração de origem na pele ou tecido gorduroso. Ideal é procurar um Cirurgião para fazer sua avaliação .

Como dissemos, o intervalo de cicatrização varia de pessoa para pessoa. Em geral, a camada mais fina da pele leva de sete a dez dias para fechar. Já a epiderme demora até 28 dias, e a derme — mais profunda das camadas — até seis meses para se regenerar.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

Os terminais nervosos são estimulados e geram dor. Essa dor pode ser proporcional ao tamanho da fase inflamatória da cicatrização. Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira.

Olá. A duração da cirurgia, riscos intra-operatórios, repouso pós operatório depende do procedimento cirúrgico a ser realizado. Converse com o seu médico. Geralmente tem duração de 40 a 90 minutos.

O que é fibrose? A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Contudo, quanto maior a lesão, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

É normal a área da cicatriz da cesárea ficar inchada? É comum que a área fique inchada, sim, por, pelo menos, 15 dias. “A área vai ficar inchada não pelo corte, mas pela manipulação local.

Quando um homem fica excitado, seu pênis enche de sangue e, consequentemente, endurece. Isso ocorre, pois, uma vez estimulados, os músculos da base do pênis relaxam, permitindo que o sangue alcance os chamados corpos cavernosos.

Pode ficar mais endurecido devido a reação do seu próprio organismo ao fio de sutura e a cirurgia, no processo de cicatrização... convém retorno ao médico que fez a cirurgia para melhor avaliação.