Porque no Brasil existem três horas diferente?

Perguntado por: imoreira8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários. Em outras palavras, podemos dizer que há quatro regiões no Brasil que possuem horários diferentes umas das outras.

Os estados com duas horas a menos que o horário de Brasília são Amazonas, Rondônia e Roraima.

O movimento de rotação que a Terra realiza ocorre no sentido Oeste-Leste. Diante desse fato, foi firmado, através de convenção internacional, que a partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, seria adiantado uma hora a cada fuso, ou seja, 15°.

Porque o Acre tem duas horas a menos
O Decreto 2.784 de 1913 estipulou que o Acre e a extremidade ocidental do Amazonas fariam parte do fuso horário UTC-5, calculado em cinco horas a menos que a hora no Meridiano de Greenwich, ou duas horas a menos que o Rio de Janeiro.

Os fusos horários são sempre medidos em uma diferença em relação ao UTC, ou seja, o Tempo Universal Coordenado (inglês: "Universal Time Coordinated"). Na Argentina, há apenas um fuso horário com UTC-3. Atualmente, São Paulo também está na zona UTC-3, portanto não há diferença de tempo em relação à Argentina.

UTC + 14:00 é o fuso horário onde este mesmo é contado a partir de quatorze horas a mais em relação ao horário do Meridiano de Greenwich. O UTC+14 é o 1º fuso horário do mundo, ou seja, os locais nesse fuso horário são os primeiros a entrarem num novo dia e no Ano Novo.

Por ser o fuso onde se localiza a capital federal, sua hora é adotada como a oficial do país, a chamada hora de Brasília. O terceiro fuso horário do Brasil abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Roraima, Rondônia, Acre e Amazonas, e possui quatro horas a menos que a hora de Greenwich.

Os fusos do Acre e de parte do Amazonas foram alterados, em 2008, por meio de uma lei que reduziu de duas para uma hora a diferença em relação ao horário de Brasília. O objetivo da mudança, na época, era minimizar os prejuízos sociais, culturais e até econômicos diante do restante do país.

-3 horas

A maior área do país se encontra sob o fuso horário de -3 horas (GMT-3), registrado como o horário oficial de Brasília, contemplando dentro dessa faixa os estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, o Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, ...

O PRIMEIRO FUSO DO BRASIL
Isso acontece por conta da distância da ilha do continente, avançando para o leste e entrando em outa zona horária. Apesar de fazer parte de Pernambuco, Noronha fica mais perto de Natal (387km) do que de Recife (541km).

UTC+9

O Japão é o país que fica do outro lado do mundo aqui para nós do Brasil e possui uma das viagens de avião mais longas para os brasileiros. O fuso horário deles automaticamente é um dos UTC mais distantes do Brasil, possui UTC+9, enquanto no Brasil é UTC-3, ou seja, significa que existe uma diferença de 12 horas.

O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3, GMT -4 e GMT -5. Como o país fica no hemisfério ocidental, todos os horários são atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich. O fuso horário oficial do país, conhecido como horário de Brasília, é GMT -3.

Fusos horários são faixas delimitadas por dois meridianos dentro das quais todas as localidades possuem a mesma hora. Cada fuso horário corresponde a um intervalo de 15°. O planeta se divide em 24 fusos horários, e cada um deles representa uma hora.

A hora local em Recife, Pernambuco é 18/08/2023 15:47:20.