Porque no Antigo Testamento era olho por olho e dente por dente?

Perguntado por: iramires8 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Olho por olho, dente por dente, é um dito popular que sugere uma punição do mesmo tamanho da ofensa. A expressão "Olho por olho, dente por dente", surgiu na antiguidade, onde a justiça era feita pelas mãos dos homens.

Tem também o viés da saúde, como se fosse um alerta aos cuidados e prevenção. Para quem acredita em presságios, sonhar com dente de leite, por exemplo, significa que uma criança está chegando na família. Assim como pode ser um sinal de amadurecimento e necessidade de renovação.

Êxodo 21–23: Olho por Olho, Dente por Dente.

A lei de talião é atribuída, originalmente, ao código babilônico de Hamurabi (datado de 1770-1750 a.C.). Foi utilizada por outros povos, como os hebreus que a inseriram no Êxodo, Levítico e Deuteronômio, livros do Antigo Testamento. “Quem ferir mortalmente um homem será condenado à morte.

A lei de Moisés consistia de muitos princípios, normas, cerimônias, rituais e símbolos para lembrar o povo de seus deveres e responsabilidades. Incluía a lei de mandamentos e cerimônias de cunho moral, ético, religioso e físico — inclusive sacrifícios (Lev.

Por isso, Jesus nos adverte: “não enfrenteis o malvado”. Em outras palavras Ele nos orienta a não fazer questão por coisas que só os maus desejam e nos aconselha: “Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.

“Ranger de dentes” = raiva, desespero (Mateus 8:12; Atos 7:54); “limpeza dos dentes” = fome (Amós 4:6); “dentes dos filhos que se estragam” = crianças que sofrem pelos pecados de seus pais (Ezequiel 18:2).

Cada dente está relacionado a um meridiano de acupuntura, e esse por sua vez está relacionado a vários órgãos, tecidos e glândulas, sendo o corpo desse meridiano particular ou “rodovia de energia.” Essa conexão geralmente pode indicar sua saúde e bem-estar gerais, analisando sua condição dentária.

Um sonho desses é sinal de que você precisa se fortalecer internamente. Os principais simbolismos do significado evangélico de sonhar com dente caindo são a falta de fé e a desesperança. Os evangélicos acreditam que esse sonho mostra que você está distante de Deus e, consequentemente, se sentindo perdido.

Código de Hamurabi

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da história e vigorou na Mesopotâmia, quando Hamurabi governou o primeiro império babilônico, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código se baseava na Lei do Talião, que punia um criminoso de forma semelhante ao crime cometido, ou seja, “olho por olho, dente por dente”.

Olho por olho, dente por dente
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.

Em Êxodo 21–23, o Senhor revela Suas leis sobre o casamento plural e a pena de morte para ofensas graves. Assim como as leis acerca do roubo, da destruição pelo fogo, da propriedade, da imoralidade e idolatria. Dá a conhecer ainda suas leis referentes à integridade e à conduta santa do homem.

Hamurabi

Hamurabi elaborou seu código tendo como base a lei de talião, que ficou conhecida pela expressão “olho por olho, dente por dente”. A punição a ser imposta era proporcional ao crime cometido.

rei Hamurabi

O rei Hamurabi foi responsável pela compilação dessas leis de forma escrita (em pedras), quando ainda prevalecia a tradição oral. Ao todo, o código tinha 282 artigos a respeito de relações de trabalho, família, propriedade, crimes e escravidão.

substantivo masculino [Jurídico] Aplicação de pena idêntica àquela cometida; pena do mesmo dano causado; lei de talião; talionato. [Por Extensão] Qualquer punição que se equivale ao dano sofrido; ação de revidar na mesma proporção uma agressão sofrida; retaliação. Etimologia (origem da palavra talião). Do latim talio.

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo. Moisés fica desacordado. Enquanto isso, Zípora e os filhos recebem toda atenção de Joana a e Nabor.

Numa ocasião Cristo disse que não veio revogar o Velho Testamento (Mateus 5.17). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Já em outra afirmou o oposto, dizendo que o Velho Testamento durou até João Batista (Mateus 11.13; Lucas 16.16).

A expressão “lança teu pão sobre as águassignifica que devemos ser generosos. Partilhar o que temos com outras pessoas pode parecer não dar fruto, mas mais tarde traz recompensa. Não sabemos o que nos vai acontecer no futuro, por isso é melhor investir nas pessoas do que guardar tudo para nós.

Se, estamos cegos e não reconhecemos as nossas próprias falhas; se, não buscamos emendar o que está torto em nós, nunca poderemos nós, aconselhar, exortar ou admoestar alguém que também é passível de erro. A trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações.