Porque ninguém pode ver o bebê no sétimo dia?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

É conhecido popularmente como tétano umbilical e “mal de sete dias”. O agente etiológico é o Clostridium tetani, bacilo gram-positivo, anaeróbico e esporulado produtor de várias toxinas, sendo a tetanopasmina a responsável pelo quadro de contratura muscular.

E dizem também que é arriscado expor o recém-nascido tão cedo às doenças na rua ou às pessoas doentes. Com base nisso, a melhor conduta é evitar sair de casa ou receber visitas nesse momento. Pode-se também estender esta orientação para a mãe em pós-parto que nesse momento também está imunologicamente frágil.

Em casa, as visitas são recomendadas após os primeiros 3 meses do bebê, depois que ele recebeu as primeiras vacinas.

Não existe um número fixo de dias por mês estabelecido em lei que determine a quantidade exata de dias que um pai tem o direito de ver o filho no Brasil. O objetivo é sempre buscar um convívio adequado e saudável entre o genitor não guardião e a criança, considerando o melhor interesse do menor.

Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM (data da última menstruação) é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.

Presentear o bebê com sapatinhos vermelhos é uma antiga tradição passada através das gerações que simboliza proteção e boas energias. O sapatinho afasta o mau-olhado e traz o desejo de muitas alegrias para a vida deste baby. Por este motivo, muitas mães já saem da maternidade com o bebê vestido com algum item vermelho.

A cor vermelha é bastante escolhida pelas mamães por esta tonalidade simbolizar a proteção e boas energias para o recém-nascido. O vermelho também significa saúde, felicidade e afasta todo o mau-olhado do bebê.

Bem, os primeiros 7 dias de vida do bebê é um momento de adaptação e ajuste na amamentação. O que pode acontecer é que a amamentação ainda não está eficaz. O bebê muito provavelmente não está conseguindo extrair o leite de forma adequada. Com isso, não há eliminação do mecônio (fezes).

- Enterrar o umbigo de recém nascido debaixo do cocho para dar sorte. Idem, debaixo da porteira para ser fazendeiro.

Dizem os mais antigos que se a mãe enterrar o cordão umbilical de uma criança no quintal da casa, essa criança permanecerá naquela localidade até o fim de seus dias. Outros dizem que aqueles filhos que não conseguem sair de perto da mãe é porque não cortaram o seu cordão umbilical.

O genitor terá o direito a visitá-la? Quando a criança é recém-nascida, a visitação poderá ser feita mediante um determinado horário fixado pelo juiz ou acordado entre os genitores, onde o pai irá até a casa da mãe, ou qualquer outro lugar definido, e ficará com o filho por um período de tempo.

Não há um número específico de vezes que o pai tem o direito de ver o filho estabelecido em lei. O tempo e a frequência das visitas devem ser definidos com base nas necessidades e nas possibilidades das partes envolvidas, sempre considerando o melhor interesse da criança.

Depois dos 6 meses de idade, já é permitido usar alguns tipos de cremes hidrantes que possuem cheiro, claro que sempre os específicos para os pequenos. Mas é apenas a partir dos 2 anos que é recomendado que a mãe utilize perfumes com cheiros no seu filho.

A expressão lua de leite, uma comparação à lua de mel, se refere ao famoso termo médico puerpério, que se inicia após o nascimento e tem final indefinido, geralmente após a oitava semana.