Porque Neosoro faz mal?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O uso crônico do Neosoro® de uso adulto pode apresentar congestão nasal por efeito rebote (condição onde a suspensão repentina de um tratamento, provoca o retorno do sintoma) e seu uso prolongado pode levar à rinite medicamentosa.

“Ao entrar em contato com a mucosa nasal, o medicamento faz com que os vasos diminuam de calibre, reduzindo o volume da mucosa e aumentando o espaço para a passagem do ar”, explica o otorrinolaringologista Bruno Rossini. O alívio proporcionado pelos descongestionantes nasais é sentido em poucos minutos.

“O corpo consegue eliminar o descongestionante se o uso do medicamento não for extenso [o limite são 5 dias de aplicação].

Medicamento mais vendido no Brasil há cinco anos consecutivos, segundo a consultoria QuintilesIMS, o Neosoro Ad oferece uma sensação de bem-estar instantâneo sem parecer perigoso.

O uso crônico do Neosoro® de uso adulto pode apresentar congestão nasal por efeito rebote (condição onde a suspensão repentina de um tratamento, provoca o retorno do sintoma) e seu uso prolongado pode levar à rinite medicamentosa.

Os corticoides nasais não devem ser comparados com os vasoconstrictores tópicos como Neosoro, Naridrin, Aturgyl etc. Esses podem desintupir o nariz muito mais rapidamente porem podem viciar pois têm o efeito rebote, que não está presente nos corticoides nasais.

Remédios como:

  • Benegripe;
  • Neosoro;
  • Decongex;
  • Sorine;
  • Cimegripe.

Reações respiratórias
A utilização da nafazolina nasal pode promover sensação de queimação e dor no nariz, além de espirros e escorrimento nasal, desconforto nasal, rinite e epistaxe (sangramento nasal).

Os descongestionantes são substâncias responsáveis por contrair os vasos sanguíneos, fazendo com que essa área desinche e a respiração fique mais fácil. O problema é que o remédio acaba contraindo outros vasos também, inclusive artérias do coração.

O uso contínuo do medicamento faz com que a mucosa nasal absorva a substância vasoconstritora (fenilefrina, difenidramina, cloridrato de oximetazolina, nafazolina ou cloridrato de nafazolina), levando-os até a corrente sanguínea, aumentando os riscos de Pressão alta e taquicardia.

Assim como o Sorine, o Neosoro também é um nome comercial para outro medicamento que tem como substância ativa a nafazolina. Ele é um spray de ação rápida que age rapidamente para aliviar a congestão nasal, permitindo com que a pessoa respire melhor.

A congestão nasal, ou o popular “nariz entupido”, acontece quando as narinas ficam obstruídas pelo acúmulo de muco. Normalmente, uma inflamação ou infecção afeta o tecido interno das narinas e a secreção é produzida em excesso, bloqueando a passagem de ar e resultando na sensação de nariz entupido e/ou escorrendo.

O princípio ativo do Neosoro® de uso adulto é um descongestionante. Desse modo, é indicado no tratamento da congestão nasal (obstrução nasal) para o alívio dos sintomas em resfriados, quadros alérgicos nasais, rinites e rinossinusites.

Limpar regularmente o nariz com soro fisiológico: Usar soro fisiológico para lavagem nasal pode ajudar a remover o muco acumulado e aliviar o entupimento. Usar descongestionantes nasais: Os descongestionantes nasais podem ajudar a reduzir e aliviar o entupimento.