Porque nariz cresce durante a gravidez?

Perguntado por: rnascimento7 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Mas é verdade que o nariz e a orelha realmente crescem durante a gestação? Por mais estranho que pareça, sim. A alteração hormonal faz com que a velocidade de crescimento da cartilagem seja maior, o que pode, eventualmente, provocar uma pequena mudança no tamanho do nariz e da orelha.

O quadro clínico durante a gravidez é chamado pelos médicos de “edema fisiológico”. É comum que o rosto e as mãos também fiquem inchados. O acúmulo de líquidos ocorre porque, durante a gestação, as glândulas suprarrenais produzem mais hormônios. Por isso, o organismo muitas vezes retém mais líquidos.

A vasodilatação torna as mucosas do corpo – as do nariz, a da gengiva e a vaginal – mais sensíveis. Sendo assim, com a força feita para espirrar, por exemplo, o nariz da grávida pode sangrar.

Com a evolução das técnicas, muitos pacientes já viram que não há uma fórmula pronta e alguns procuram até aumentar o tamanho do nariz. Mas isso é possível? “É sim, com o uso de cartilagens. Nestes casos, em geral, é necessário usar cartilagem de costela.

Entre as mudanças mais frequentes no corpo das futuras mamães durante a gravidez estão as manchas escuras (melasmas), principalmente no rosto. Esses melasmas decorrem de uma hiperpigmentação e tendem a desaparecer em até três meses após o parto.

Fazer compressas frias
fazer as compressas por 10 a 15 minutos a cada hora nos três primeiros dias; não colocar o gelo diretamente em contato com a pele (usar um pano limpo como anteparo)

As oscilações hormonais típicas da gravidez aliadas às alterações fisiológicas no corpo da mulher podem favorecer a desidratação da pele e a ocorrência de alterações na sua estrutura e funcionalidade. A pele pode ficar mais fraca e por isso menos elástica e tonificada.

Ele é chamado de edema fisiológico. Líquido se acumula durante a gravidez porque as glândulas suprarrenais produzem mais hormônios que fazem com que o organismo retenha líquido (aldosterona e cortisol).

As grávidas que chegam ao fim da gravidez no verão sofrem mais com os inchaços do que aquelas que chegam ao terceiro trimestre no inverno ou no outono, quando as temperaturas são mais amenas.

Outra parte do corpo que sofre com as alterações hormonais são as cavidades nasais. Durante a gestação, essas áreas recebem maior fluxo de sangue e aumentam a produção de muco, interferindo diretamente na respiração. Se você sentir o seu nariz entupido, sangramento ou roncos durante a noite, não se desespere!

No terceiro trimestre, seu bebê começa a chupar o dedo ou a fazer movimentos com a boca, assim, ele já terá aprendido a sugar até o momento do nascimento. Em algum momento durante o 9o mês de gravidez ele provavelmente se encaixará na posição cefálica e “descerá” um pouco mais em sua pélvis em preparação para o parto.

“De forma inicial, sempre que houver incômodo com a obstrução do nariz em qualquer fase da gestação, a mulher pode fazer o uso de solução salina com concentração de 0,9% a 3%. Outra dica é elevar a cabeceira da cama a 30° ou 45°”, conta Zanini.

Geralmente a tosse vem seguida de uma gripe ou resfriado forte e não causa nenhum mal ao bebê1, pois o bebê esta bem protegido dentro do útero, mas também pode ser sintomas de uma crise alérgica e caso persista por longos dias ou venha apresentar febre, deve ser procurado um medico para consulta e um tratamento mais ...

36 semanas de gravidez são 9 meses.

Segundo o estudo, o nariz pode parecer até 30% maior em uma foto tirada a 30 centímetros de distância se comparada com uma foto tirada a pouco mais de 1,5 metro. Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

Técnicas caseiras para afinar o nariz realmente funcionam?

  1. massagens (com ou sem cremes e até usando pedras de gelo);
  2. exercícios de respiração (realizados em uma narina de cada vez ou simultaneamente);
  3. uso do clipe modelador (um tipo de acessório que pressiona o nariz); entre outras soluções “milagrosas”.

Deslize as pontas dos dedos por toda a extensão do nariz como se estivesse querendo afiná-lo. Se necessário, aplique um pouco mais de creme. Faça movimentos precisos e constantes por cerca de 10 minutos. Depois, com os dedos em formato de pinça, puxe o nariz para a frente e permaneça nessa posição por 5 minutos.

Devido à produção do hormônio da gravidez HCG aumentam os níveis de progesterona, elevando também a oleosidade do couro cabeludo. Isso resulta em cabelos mais brilhosos e com muita maciez.