Porque Narciso matou Cômodo?

Perguntado por: vcorte . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Denário cunhado em 192 d.C. Em 192, os conspiradores se saíram melhor. Dois de seus oficiais de alto escalão, com a ajuda de sua amante favorita, Márcia, primeiro o envenenaram (com vinho ou carne, dependendo do relato). Quando isso não funcionou, o gladiador Narciso o estrangulou.

Imperador romano de seu nome completo Lúcio Aélio Aurélio Cómodo, governou entre 180 e 192. Era filho e sucessor do imperador Marco Aurélio. A sua personalidade era singular. Tinha uma predileção pela vida de gladiador, autodenominando-se Hércules Romanus.

Na realidade, a maioria dos gladiadores tinha menos de 1,70m, gordura sobrando e, frequentemente, eram executados nos fundos da arena, com golpes de martelo na cabeça. Máximo, o Gladiador, protagonista do filme, é pura ficção. Foi inventado.

Após a morte de Comodo, o império romano passou por um período de transição entre o fim da dinastia Antonina e o início da dinastia Severa. Passaram rapidamente dois imperadores “oficiais” pelo trono do império Romano: Pertinax, que reinou cerca de três meses e foi assassinado pelos pretorianos.

Dinastia Antonina (96 - 192)
Também ficou conhecido como os cinco bons imperadores (Nerva, Trajano, Adriano, Antônio Pio e Marco Aurélio). Após essa dinastia, houve o governo pretoriano em 193. Os pretorianos eram os guardas pessoais do imperador, que tomaram o poder por um ano após o assassinato de Cômodo.

Augusto

Se você perguntar quem foi o primeiro imperador romano, a resposta é clara: Augusto, que era conhecido por muitos nomes: Otávio, César, Venerável… Ele governou de 27 a.C. até 14 d.C., o reinado mais longo da história do império.

Mandada construir em 122 a.C por ordem do imperador Públio Élio Trajano Adriano, depois de uma visita à Grã-Bretanha, a muralha que herdou o nome imperial foi a fronteira noroeste do Império Romano durante centenas de anos.

Rômulo Augusto

Segundo a historiografia tradicional, foi neste ano que o Império Romano do Ocidente chegou ao fim com a deposição de Rômulo Augusto, o ... “Ele subsistiu, dando origem ao Império Bizantino. Mas Rômulo costuma ser considerado pelos historiadores o último imperador”, diz a historiadora Maria Luiza Corassin, da USP.

narciso el gladiador 15
Treinador e companheiro do Imperador Confortável no Circo Romano nas últimas décadas do século II. Ela participou da última conspiração contra o imperador, encorajada por alguns senadores e Márcia, concubina e conselheira do próprio imperador para a qual ele forneceu uma bebida envenenada.

  • Cômodo
  • Lucila
  • Marco Ânio Vero César
  • Titus Aurelius Fulvus Antoninus
  • Gemellus Lucillae
  • Annia Galeria Aurelia Faustina

Otaviano Augusto

Otaviano Augusto (ou Otávio Augusto) foi o primeiro imperador romano e pertenceu à dinastia Júlio-Claudiana. Nasceu na cidade de Roma em 23 de setembro do ano de 63 a.C e era sobrinho-neto de Júlio César que lhe ensinou os caminhos da política romana.

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius, o imperador romano provoca a fúria de seu filho Commodus, ao explicitar sua intenção em deixar o trono para Maximus, importante general do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus assassina seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus.

O vídeo mostra cenas do filme Gladiador. Ele traz uma mensagem que leva a reflexão sobre as lutas do nosso dia a dia em busca do sucesso e reconhecimento. Comenta a importância do trabalho, da família e das expectativas que temos para o futuro enfatizando a perseverança diante dos obstáculos.

Resposta verificada por especialistas. 1- Por inveja e vingança de Cômodo sabendo que o General Maximus assumiria o império a pedido do pai.

Nero, imperador romano entre 54 e 68 d.C. e responsável pela primeira perseguição contra os cristãos, foi acusado de ter provocado o famoso incêndio que destruiu dois terços da cidade de Roma em 18 de julho de 64 d.C. Diz-se que ele desejava, com o incêndio, reconstruir a cidade.

Odoacro

Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.

Dentre as causas da queda do Império Romano estão: disputas internas pelo poder, invasões bárbaras, divisão entre o Ocidente e o Oriente, a crise econômica e o crescimento do cristianismo.

Constantino

Em 312 d.C., Constantino, imperador do Oriente, converteu-se ao cristianismo e instituiu a tolerância a essa crença dentro do Império Romano Oriental. Constantino também convocou o Concílio Ecumênico, realizado em Niceia, que foi de fundamental importância para a definição dos dogmas.

César (plural Césares), em latim: Cæsar (plural Cæsares), é um título imperial. Deriva do cognome de Caio Júlio César, o ditador de Roma. A transformação do nome de família em título imperial pode ser datada aproximadamente em 68 / 69 d.C., o chamado "Ano dos quatro imperadores".

Nero

Nero - Biografias - UOL Educação.

Esses anos ficaram conhecidos como o período dos “5 bons imperadores” (expressão cunhada por Maquiavel). Esses governantes pacíficos foram: Nerva, Trajan, Hadrian, Antoninus e Marcus Aurelius.