Porque não usar estabilizador no PC?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Na dúvida, não use, pois trata-se de um investimento desnecessário. Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais.

O filtro de linha cumpre essa função e, além de mais barato que um bom estabilizador, tem a vantagem de não ser criticado por conta de seu regime de operação e eventuais riscos de diminuição da vida útil da sua fonte.

Se o cabo não estiver encaixado na tomada o computador não ligará. Geralmente você precisará de dois destes cabos, um para o gabinete e outro para o monitor. Recomendamos o uso de um estabilizador para proteger o computador de picos de alta tensão.

Não é a falta de energia que prejudica o computador ou o HD. O que acontece com sua máquina quando falta energia é a mesma coisa que acontece quando vc desliga, ou seja, cessa a passagem de energia.

Ligar aparelho 110 em 220 Vai Queimar !
Caso a chave esteja em 110 e ligue em uma tomada de 220 a fonte vai queimar na hora, pois vai receber uma sobrecarga. Mas nem todos os aparelhos também tem esta chave, no caso do computador a fonte impede que a sobrecarga queime outros dispositivos como placas internas.

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Ao comprar um estabilizador de voltagem escolha:
1 – A Voltagem, 127 V ou 241 V, ou ainda, bivolt caso você não saiba qual será a voltagem onde será ligado o estabilizador de voltagem; 2 – A potência, escolha o valor em VA e multiplique por 0,6, o resultado será a potência total que o estabilizador deverá suportar.

Se a tomada da sua casa for 220v, na entrada do estabilizador deve ser 220v e sair 110v e a fonte tem que tar chaveada pra 110v.

Filtros de linha
Suas principais aplicações são em equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, DVDs, home theater, televisores, etc…).

Compartilhe: Estabilizadores e filtros de linha são necessários para proteger os computadores, impressoras e outros aparelhos com componentes eletrônicos mais sensíveis das típicas oscilações da rede elétrica.

Não recomendo estabilizador para qualquer coisa, ligue direto na tomada que é melhor, ou então, arrume um filtro de linha.

O estabilizador protege e mantém a tensão elétrica entre 110v e 220v dos equipamentos conectados a ele, o que garante a proteção contra queima de aparelhos. No entanto, o estabilizador não mantém os equipamentos ligados em caso de falta de energia elétrica.

MITO – Não existem restrições ou mesmo recomendações sobre deixar o estabilizador sempre ligado. O que você deve levar em consideração ao manter o aparelho funcionando sem interrupção é que o consumo de energia de sua residência vai aumentar.

Se você não precisa que seu dispositivo fique conectado à eletricidade 100% do tempo, mas ainda quer protegê-lo contra picos de energia, um estabilizador de computador é a melhor opção. Agora, se você precisa manter seu equipamento energizado, um Nobreak é o ideal.

Deixar a fonte ligada na tomada sem o notebook consome energia? Verdade! Mesmo desconectada do notebook, deixar a fonte ligada na tomada consome energia por causa do circuito interno dela.

O equipamento também não fornece proteção para outros problemas de qualidade de energia, como ruídos e distorções e pode ainda amplificá-los, tornando a energia entregue ainda pior que a fornecida pela concessionária.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.