Porque não usar carregador falso?

Perguntado por: arebelo5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Carregadores falsos estragam o Iphone e tendem a não corresponder à devida qualidade para o celular e danificar os componentes internos do aparelho.

Sim, você pode usar, sem medo, qualquer carregador padrão. Os TURBO ou FAST CHARGER, precisam ter uma saída padrão para a utilização correta. Algumas dicas: Use sempre cabos e carregadores bons, de fabricantes confiáveis, não compre em camelôs.

É possível utilizar carregadores e cabos de outras marcas certificados pela Anatel. No entanto, a recomendação é que se use carregador e cabo originais da marca do aparelho.

O Inmetro é a organização que avalia a qualidade e a procedência de praticamente todos os eletrônicos produzidos no Brasil. Se não encontrá-lo, não use o acessório. Encontre a saída USB. Se ela ficar no lado menor do carregador, é porque ele é original.

Não há um risco iminente em mexer no celular enquanto ele carrega. Principalmente, se estiver fazendo uso de um cabo e um carregador original, ou seja, o que veio junto do aparelho, da fábrica, ou de uma marca que seja não só compatível com o seu smartphone, como também de boa qualidade.

Provavelmente, o item está regulamentado pela agência. Entretanto, alguns comerciantes de produtos pirateados já conseguem falsificar o selo do órgão. Então, existem algumas formas de atestar sua veracidade. Para verificar selo Anatel do carregador, visualize a numeração que vem descrita na etiqueta.

Se você já teve esta dúvida e gostaria de saber se existe algum risco em usar carregadores que não são originais, saiba que, sim, existem riscos! De acordo com a Samsung, estes carregadores, se usados em longo prazo, podem causar problemas à bateria do celular.

Desvendando o mito
Antes de nos aprofundarmos na forma como baterias funcionam, é preciso responder à pergunta que dá título ao artigo: recarregar constantemente o aparelho, hoje, é o método recomendado pelos fabricantes. Em resumo, realizar diversas recargas antes do término da bateria não vai estragar seus aparelhos.

Tem uma coisinha que você precisa ter como regra principal: sempre colocar o celular quando ele estiver entre 30 e 50 por cento de bateria! Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos.

A água danifica os componentes interno do carregador, por mínima que seja; e pode acabar fazendo com que ele queime. Para você entender o drama, usar o carregador do celular sobre a pia ou mesmo durante o banho, enquanto o banheiro estiver úmido pelo vapor do chuveiro, não são boas ideias.

O Carregador ou tomada podem estar com alguma irregularidade, faça um teste com outro carregador ou em outra tomada. Depois disso faça o teste trocando o cabo usb por outro, verifique se o mesmo possui algum dano ( fio descascando por exemplo).

Carregar a noite toda
Ao deixar carregando a noite toda o aparelho como um todo é submetido a um estado constante de alerta causado pelo excesso de carga. Isso também estressa a bateria e exige muito do seu desempenho. Portanto, o ideal é nunca manter o celular na tomada quando estiver totalmente carregado.

Cabo Lightning para USB falsificado

  1. As travas do USB têm ângulos retos. As travas têm espaçamento irregular.
  2. Os contatos USB são banhados em prata.
  3. A superfície do USB é áspera ou granulada. A superfície do USB apresenta um bloqueio ou uma peça de retenção.
  4. O isolante da conexão USB tem ranhuras ou recuos.

Os Volts medem a voltagem, os amperes a corrente de energia e os Watts são uma medida de energia elétrica. Para saber a potência de um carregador, tudo o que você precisa fazer é multiplicar o valor em volts pelo de amperes. Quanto maior o resultado em Watts, mais potente e rápido será a carga.