Porque não usar cal?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 11 votos

Uma desvantagem da cal virgem é que ela não pode ser aplicada diretamente na obra. Ela obrigatoriamente deve passar por um processo de hidratação chamado de extinção da cal. A hidratação da cal virgem pode ser feita na própria obra. Para isso é necessário deixar a cal submersa em água por bastante tempo.

A SmartCal é um aditivo concentrado plastificante que substitui a cal no preparo de argamassas de assentamento ou de reboco. É um produto liquido e, por isso, torna o trabalho mais prático e garante a economia de material e um excelente acabamento.

Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.

Uma desvantagem da cal virgem é que ela não pode ser aplicada diretamente na obra. Ela obrigatoriamente deve passar por um processo de hidratação chamado de extinção da cal. A hidratação da cal virgem pode ser feita na própria obra. Para isso é necessário deixar a cal submersa em água por bastante tempo.

Com ótima relação custo-benefício, a cal pode ser aplicada em diversas superfícies, principalmente nas mais porosas e ásperas (bloco de concreto, argamassa de revestimento, concreto aparente e outros). Pintar com cal tem completa aderência a superfície.

Contrapiso Convencional. É o tipo de contrapiso mais utilizado, constituído de cimento e areia, podendo conter também cal hidratada. O traço indicado varia de 1:3 a 1:6 em volume de cimento e areia.

O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.

A calagem serve para diminuir a acidez do solo, ou seja, aumentar seu pH, além de fornecer cálcio e magnésio para as plantas. É uma etapa do preparação para o cultivo agrícola em que materiais de caráter básico, como o calcário, são adicionados ao solo para neutralizar sua acidez.

Ela serve para neutralizar, já que é uma substância básica (alcalina), logo, quando colocamos a cal no jardim, o hidrogênio se reduz e o pH fica mais alto, indicando que o solo está menos ácido. Para uma plantinha, é bem importante que a acidez seja corrigida.

Se você anda pensando em trocar o vaso sanitário porque ele vive encardido e não tem produto de limpeza que dê jeito, experimente esta dica. Esfregue bem o interior da peça com um punhado de cal virgem e uma esponja. O pó tem ação abrasiva e funciona como uma lixa, deixando a superfície renovada.

A calagem tem como objetivos diminuir a acidez, ou seja aumentar o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio para as plantas. É uma técnica utilizada no preparo do solo agrícola em que materiais de calcário são adicionados ao solo para neutralizar a sua acidez, aumentando assim sua produtividade e retorno financeiro.

Costuma-se utilizar cal virgem para exterminar pragas e germes de jardins e pisos orgânicos. O óxido de cálcio, como também é chamada a cal, é uma substância química conhecida por suas propriedades fungicidas, bactericidas e germicidas, possuindo um efeito antimicrobiano.

A cal hidratada utilizada foi a CH I, pois é considerada a mais pura em relação as demais conforme a NBR 7175 ANBT, (2003). Sua adição em maior porcentagem tornou o concreto mais trabalhável e macio, deixando-o sem atrito entre suas partículas comparado ao traço referência.

A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. Existem diferentes. Os tiposmais comuns são a virgem (ou viva, como também é conhecida) e a hidratada (também chamada de apagada).